A Ambitur, em parceria com a BTL, esteve à conversa com José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a propósito do destaque como Destino Nacional Convidado da BTL 2025. Poderá ler agora a 2ª parte desta entrevista e saber como está a correr o ano para a região, quais as perspetivas e novidades.

Tendo em conta que estamos nos primeiros meses de 2025, quais as previsões que existem para o atual ano turístico?
Ainda é muito cedo para alimentar previsões consistentes. Mas falando com os principais operadores as expectativas são boas. Acredito que o ano vai ser muito desafiante. O objetivo será o de reforçar as taxas de crescimento de 2024 e a continuar a crescer em preço acima das dormidas.
Qual a importância do mercado nacional para a região, através de números que possam apresentar?
Como é sabido o mercado nacional é amplamente maioritário nas dormidas turísticas da Região.
Essa proporção atenuou-se ligeiramente no ano passado, já que as dormidas de residentes cresceram menos do que as internacionais.
Em 2024 a região (Alentejo + Ribatejo) obteve o melhor desempenho de sempre no mercado nacional com mais de 2,3 milhões de dormidas de residentes, o que equivale, sensivelmente, a cerca de 10% de quota do total nacional.
Em cima do crescimento de 2023, as dormidas de residentes ainda cresceram 3,8%, o segundo melhor resultado de entre os vários destinos regionais.
E claro, ainda há margem para crescer.
Ao nível da oferta de alojamento prevêem-se algumas novidades na região ou de outra oferta privada?
Sim, o investimento hoteleiro vai continuar a crescer no Alentejo. Destacaria para 2025 as aberturas do hotel rural Torre Vã, em Ourique, o novo Vila Galé, em Elvas, e novas unidades na Comporta, Melides, Alcácer do Sal, Marvão e Viana do Alentejo.
Ao nível da oferta de produtos quais os que continuam a ser a principal aposta e que outros começam a emergir?
O enoturismo e a gastronomia são a principal aposta, à boleia da recente classificação do portal Taste Atlas que considerou o Alentejo um dos melhores destinos gastronómicos do mundo.
Continuamos a trabalhar a oferta ligada ao cycling e ao turismo de caminhadas e tudo aquilo que pode caber na motivação outdoor.
Mas outros produtos estão a emergir e a ganhar o seu espaço, como é o caso do náutico, literário e industrial. Estamos a ultimar um guia com a oferta do turismo industrial que é uma oferta interessante para enriquecer e complementar roteiros e programas já existentes.
Porque os portugueses não podem perder o Alentejo este ano?
Os eventos gastronómicos e vínicos assumirão particular destaque, com muitas novidades em Santarém, Évora, Portalegre, na Vidigueira e um pouco por todo o Baixo Alentejo.
Começamos já com o nosso “Alentejo & Ribatejo Food Love Fest” no dia 21 de fevereiro em Estremoz que irá até 6 de abril. Quase 40 restaurantes em toda a região com propostas irrecusáveis durante sete fins de semana.
Por outro lado, a cidade de Santarém será o palco da primeira Gala do Guia Repsol em Portugal, que terá lugar no próximo dia 7 de abril, no Convento de São Francisco. Este momento histórico assinala a chegada oficial do prestigiado Guia ao país e é elucidativo da grande dinâmica que a capital do Ribatejo tem apresentado na Gastronomia, contando já com um restaurante com uma estrela Michelin.
Queria destacar também o Evora Wine nos dias 23 e 24 de maio e, claro, a Cidade do Vinho durante todo o ano nos concelhos do Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
É ainda de assinalar este ano os regressos de importantes eventos regionais, como as Ruas Floridas, em Redondo ou em maio o Festival Islâmico em Mértola, dois grandes momentos do Turismo do Alentejo.
Leia também…





















































