A edição 2020 do Dia Mundial do Turismo celebrará a capacidade excepcional do turismo de criar oportunidades fora das grandes cidades e preservar o património cultural e natural em todo o mundo.
Celebrado a 27 de setembro sob o mote “Turismo e Desenvolvimento Rural“, a celebração internacional deste ano chega num momento crítico, quando os países de todo o Mundo procuram o turismo para impulsionar a recuperação, assim como as comunidades rurais onde o setor é um importante empregador e pilar económico.
A edição 2020 chega numa altura em que os Governos voltam atenções para o setor com o intuito de recuperar dos efeitos da pandemia, ao mesmo tempo em que cresce o reconhecimento do turismo de mais alto nível nas Nações Unidas, como ficou evidente na recente publicação de um documento político do secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, dedicado ao turismo, que explica que para as comunidades rurais, povos indígenas e muitas outras populações historicamente marginalizadas, o turismo tem sido um veículo de integração, empoderamento e receitas.
Cooperação internacional histórica
Pela 1.ª vez em 40 anos de história do Dia Mundial do Turismo, a celebração oficial não será patrocinada por um único Estado-Membro da agência especializada das Nações Unidas, mas pelas nações do bloco do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, e o Chile como observador. O acordo conjunto exemplifica o espírito de solidariedade internacional que permeia o turismo e que a Organização Mundial do Turismo (OMT) reconheceu como essencial para a recuperação.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “Em todo o mundo, o turismo empodera comunidades rurais, oferecendo empregos e oportunidades, especialmente para mulheres e jovens. O turismo também permite que as comunidades rurais celebrem o seu património cultural e tradições excecionais, e é um setor vital na salvaguarda de habitats e espécies ameaçadas. Este Dia Mundial do Turismo é uma ocasião para reconhecer o papel que o turismo desempenha fora das grandes cidades e a sua capacidade de construir um futuro melhor para todos.”
Áreas rurais, duramente afetadas pelo Covid-19
Para inúmeras comunidades rurais em todo o mundo, o turismo é um grande fornecedor de empregos e oportunidades. Em muitos lugares, é um dos poucos setores económicos viáveis. Além disso, o desenvolvimento por meio do turismo também pode manter vivas as comunidades rurais. Estima-se que em 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas, enquanto 80% das pessoas atualmente em “extrema pobreza” viverão fora das cidades.
A situação é especialmente difícil para os jovens: os jovens nas comunidades rurais têm três vezes mais probabilidade de estar desempregados do que os mais velhos. O turismo é uma tábua de salvação que oferece aos jovens a oportunidade de ganhar a vida sem ter que emigrar, dentro ou fora dos seus países.
O Dia Mundial do Turismo será comemorado uma vez mais pelos Estados-Membros da OMT em todas as regiões do mundo, bem como nas cidades e outros destinos, e por organizações do setor privado e turistas, num momento em que que as comunidades em áreas rurais lutam contra os efeitos da pandemia Covid-19. Estas comunidades, muitas vezes, estão muito menos preparadas para lidar com o impacto a curto e longo prazo de uma crise, devido a vários fatores, como o envelhecimento da população, níveis de renda mais baixos e a exclusão digital que ainda existe. O turismo oferece uma solução para todos esses desafios.

















































