Manuel Machado Carneiro, diretor-geral do Sheraton Cascais Resort, está entre os 100 melhores gestores hoteleiros a nível global, no ranking Top 100 Hotel General Managers of the World 2025, atribuído anualmente pelos Luxury Lifestyle Awards. O prémio internacional distingue os melhores gestores hoteleiros a nível global, destacando a sua liderança, excelência operacional e impacto na experiência dos hóspedes.
Com quase 20 anos de carreira no setor da hotelaria de luxo, Manuel Machado Carneiro assumiu a direção do Sheraton em junho de 2025 e conta com uma vasta experiência em gestão de operações, estratégia comercial e liderança de equipas, desenvolvida tanto em Portugal como em contexto internacional. Ao longo do seu percurso profissional, liderou projetos de abertura e expansão em mercados europeus e ibéricos, assumindo posições de liderança em diferentes segmentos, tendo passado por marcas internacionais do setor como Marriott, YOTEL, Vincci Hoteles, Vila Galé, entre outros.
“Quando investimos nas pessoas, elevamos a indústria, quando lideramos com propósito, criamos um legado. Recebo este reconhecimento com enorme orgulho. Acima de tudo, esta distinção é o reflexo de um trabalho coletivo consistente, feito com pessoas extraordinárias, equipas dedicadas e empresas que acreditaram numa visão partilhada ao longo do meu percurso. Nenhum modelo, projeto ou estratégia se implementa com sucesso sem um conhecimento profundo do cliente e sem equipas motivadas, desenvolvidas e capacitadas para executar com excelência”, sublinha Manuel Machado Carneiro.
O responsável integrou ainda os processos de abertura do grupo Hakassan, no Dubai, e em restaurantes Michelin, no qual se destaca o MOO Restaurant do Hotel OMM. Mais tarde foi o responsável pela abertura de diversos outlets como o Douro Sky Lounge do Hotel Vincci Porto ou o Nine Rooftop do YOTEl Porto.
Para além da hotelaria tradicional, Manuel Machado Carneiro destacou-se na implementação de projetos inovadores nos segmentos PPSA e de co-living em Portugal, tendo sido o responsável pela implantação das marcas Selina e LIV Student no mercado ibérico, antecipando tendências e novos modelos de hospitalidade.
“Este prémio é também um reconhecimento da qualidade da hotelaria em Portugal e na Europa. Temos talento, conhecimento, autenticidade e uma cultura de serviço que nos posiciona entre os melhores do mundo”, acrescenta.




















































