A eDreams ODIGEO acaba de apresentar o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”, que oferece uma visão detalhada sobre as tendências de viagem dos portugueses durante 2025 e uma antevisão do que podemos esperar para o próximo ano.
À semelhança do ano anterior, Paris renovou a sua posição de destino de eleição, seguindo-se Barcelona e Madrid. No Top 10 estão também o Funchal, Amesterdão, Roma, Londres, Ponta Delgada, Genebra e Zurique.
As cidades mais pesquisadas coincidem com aquelas para onde acabaram por viajar, destacando-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid como as mais procuradas.
Em termos de crescimento do volume de viagens face a 2024, destacaram-se dois destinos em Cabo Verde – a Ilha do Sal (+208%) e Praia (+61%) –, e também Roma (+43%), São Paulo (+39%) e Menorca (+35%). Isto revela, segundo a eDreams ODIGEO, uma diversificação de destinos face a anos anteriores, incluindo um interesse particular por viagens para o continente africano e para a América do Sul.
Os principais hábitos de viagem dos portugueses
O estudo revelou que os portugueses continuaram a privilegiar escapadinhas de curta duração, com as viagens com entre três e quatro dias a liderarem as preferências (39%). Em segundo lugar surgem as estadias mais prolongadas, entre sete e 13 dias (19%), demonstrando que, a par das escapadinhas, há também procura por períodos de descanso mais extensos.
Quando se analisa a antecedência das reservas, observa-se uma realidade díspar: se metade dos viajantes (50%) reservou as suas férias até 30 dias antes da partida, em sentido contrário, uma percentagem interessante (33%) fê-lo com mais dois ou três meses ou mais de antecedência.
O que podemos esperar para 2026?
A eDreams ODIGEO também quis olhar para o futuro neste estudo, e os dados para 2026 deixam antever que as preferências dos portugueses continuem a recair em cidades como Paris, Funchal, Barcelona e Ponta Delgada. Contudo, revela também uma novidade interesante: o Brasil parece começar a ganhar terreno nas escolhas de viagem dos portugueses: o Rio de Janeiro está já entre as cinco cidades com mais reservas para o 2026; e também figura nos destinos mais pesquisados para o ano, neste caso juntamente com São Paulo. Para além disso, Portugal continuará a ser um destino muito atrativo para os viajantes internacionais em 2026, com Lisboa no top 15 dos destinos mais reservados para o próximo ano.
Quanto às principais tendências, o estudo da eDreams ODIGEO antecipa que os grandes eventos culturais, desportivos e musicais do ano vão continuar a influenciar fortemente as viagens a nível global. O Campeonato do Mundo de Futebol Masculino da FIFA, coorganizado pelos EUA, Canadá e México, bem como os Jogos Olímpicos de Inverno em Milão e Cortina D’Ampezzo, estão já a impulsionar o interesse por estes destinos. Em termos de eventos culturais, destacam-se já o Festival Eurovisão da Canção na Áustria, o Carnaval do Rio de Janeiro e as grandes digressões de artistas como Ariana Grande e The Weeknd, que estão a gerar aumentos expressivos nas pesquisas de viagens.






















































