Os últimos cenários previstos pela Eurocontrol, a agência europeia para a segurança da navegação aérea, para o período de abril a dezembro de 2022, preveem um crescimento constante entre este mês e o pico do verão, alcançando 89% do volume de 2019 em agosto no cenário base, com um aumento suave deste nível a finalizar o ano em 92% dos níveis pré-pandémicos. Esta recuperação sustentada vai traduzir-se em cerca de 9,3 milhões de voos operados em toda a Europa durante todo o ano, um número que representa 84% do tráfego de 2019, quando a rede europeia registou um recorde de 11,1 milhões de voos, significativamente superior aos 6,2 milhões de operações do ano passado.
A Eurocontrol apresenta assim três cenários. O cenário baixo prevê que o tráfego recupere cerca de 90% dos níveis de 2019 para o verão de 2022 e se mantenha estável até final do ano, com a maioria dos fluxos intraeuropeus a regressarem à normalidade ou inclusivamente a superarem os níveis prévios à pandemia e os fluxos a longo curso a regressarem progressivamente.
O cenário baixo prevê uma recuperação mais lenta para o verão até um máximo de 83% dos níveis de 2019, com algumas ameaças que se materializam para criar uma queda posterior ao verão e apenas uma recuperação parcial no fim do ano.
Eamonn Brennan, diretor geral da Eurocontrol, afirma que a aviação continua a recuperar bem nas últimas semanas e teve um aumento constante a partir de 68% em janeiro até 79% no início de abril, em comparação com os níveis de 2019, incluindo tendo em conta o impacto na rede e nos preços de combustível da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Além disso, acrescenta que existem alguns riscos relacionados com as permanentes tensões geopolíticas que poderiam afetar mais os preços do combustível e as condições económicas, assim como a possibilidade de novas variantes de Covid-19.
“Também estamos a ver uma escassez de pessoal em partes da indústria, particularmente nos aeroportos em funções chave como inspetores de aeroportos ou serviços de assistência em terra, e isto deve ser gerido com cuidado. Se algum destes fatores entrar em jogo, o tráfego poderá deslizar para os níveis previstos no nosso cenário mais baixo”, afirmou.



















































