#Formação (Católica): “O sucesso de uma empresa do turismo apenas será alcançado com profissionais de excelência e motivados”

Numa altura em que muito se fala da escassez de recursos humanos na hotelaria, é fundamental analisar a oferta formativa do país e perceber que opções tem a nova geração se quiser ingressar nesta indústria. É isso que Ambitur procura fazer neste trabalho, falando com responsáveis de várias instituições académicas, bem como a tutela das Escolas do Turismo de Portugal. O objetivo é saber como anda a formação dos profissionais da hotelaria, que desafios enfrenta o universo educativo, quais as propostas que apresentam e que tendências anteveem. E desta vez Ambitur fala com os professores Pedro Celeste e Nuno Fazenda, diretores do programa de Formação Avançada de Gestão de Turismo para Executivos na Católica-Lisbon School of Business & Economics.

Pedro Celeste

Na Católica-Lisbon School of Business & Economics, a oferta formativa de Gestão do Turismo é uma formação avançada para executivos que pretendam qualificar-se e valorizar-se, sejam eles empresários, dirigentes ou quadros superiores de empresas, independentemente de terem, ou não, formação. Segundo os professores Pedro Celeste e Nuno Fazenda, diretores deste programa executivo, o objetivo é criar uma dinâmica essencialmente prática pois acreditam que “a experiência profissional ligada ao setor do turismo, por parte da grande maioria dos intervenientes, constitui um facto relevante e marcante na diferenciação deste curso”. E nem os anos de pandemia travaram as candidaturas, que se têm caracterizado pela sua heterogeneidade, quer a nível de experiência, antiguidade, ambição ou idade.

[blockquote style=”1″]”a experiência profissional ligada ao setor do turismo, por parte da grande maioria dos intervenientes, constitui um facto relevante e marcante na diferenciação deste curso”[/blockquote]

Os docentes reconhecem que o setor hoteleiro abrange realidades muito distintas e, como tal, as hard e soft skills fundamentais para o sucesso dos profissionais são também diferentes. Mas defendem que “a combinação entre uma vocação analítica do negócio, onde cada detalhe contribui para o produto final, e uma clara orientação para a criação de valor para o cliente, são fundamentais em qualquer organização”.

Também do lado das empresas, e para que possam competir pelo melhor talento, ambos consideram que os temas da transição digital e climática são essenciais, e são áreas presentes no programa Gestão de Turismo da Católica-Lisbon.

Nuno Fazenda

Este programa pretende promover a qualificação e a valorização das empresas, dirigentes ou quadros superiores de empresas ou organizações, independentemente de terem, ou não, formação académica superior. Pedro Celeste e Nuno Fazenda lembram que, no mundo do turismo, pode haver bons gestores que não têm, necessariamente, uma formação académica superior. Mas esses mesmos gestores “poderão ter ambição de acrescentar valor ao nível dos seus conhecimentos e das suas competências”. Por outro lado, também diplomados com licenciatura ou mestrado poderão ambicionar participar num curso com uma natureza mais prática, adiantam.

Além disso, Pedro Celeste e Nuno Fazenda apontam a valorização dos recursos humanos como “crucial no turismo”. E explicam: “O sucesso empresarial de uma empresa do turismo apenas será alcançado com profissionais de excelência e motivados. A liderança na gestão dos recursos humanos é, por isso, essencial – esta é também uma das temáticas específicas desta formação para executivos”. E vão mais longe dizendo que não são as boas infraestruturas turísticas ou os bons hotéis que, per si, fazem a qualidade do turismo num país. Tal faz-se “com lideranças fortes, com recursos humanos qualificados – com conhecimentos e com competências”, destacando que “as novas gerações são particularmente interessadas na combinação destes domínios”.

Oferta formativa na Católica-Lisbon

  • Gestão de Turismo, Programa de Formação Avançada para Executivos

 

Leia também…

Hotelaria: O estado da formação em Portugal