#Formação (ESTM): Formação em contexto de trabalho é fundamental

Numa altura em que muito se fala da escassez de recursos humanos na hotelaria, é fundamental analisar a oferta formativa do país e perceber que opções tem a nova geração se quiser ingressar nesta indústria. É isso que Ambitur procura fazer neste trabalho, falando com responsáveis de várias instituições académicas, bem como a tutela das Escolas do Turismo de Portugal. O objetivo é saber como anda a formação dos profissionais da hotelaria, que desafios enfrenta o universo educativo, quais as propostas que apresentam e que tendências anteveem. Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, dá-nos a conhecer o que esta instituição tem para oferecer.

Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, tem-se procurado chegar às novas gerações adaptando a comunicação através das redes sociais mais utilizadas por estas, desde feiras de educação e formação, a dias abertos, presenças e apresentações em escolas secundárias. Até porque, reconhece o professor Sérgio Leandro, diretor da instituição, não são apenas os empresários a lamentar a falta de recursos humanos na hotelaria, já que também na ESTM algumas áreas formativas registam uma procura abaixo da oferta, nomeadamente no que diz respeito à Gestão da Restauração e Catering, por exemplo. Mas, em termos gerais, acrescenta, a procura formativa existe.

O docente realça que uma das mais-valias da instituição é procurar fazer uma aproximação ao mundo do trabalho através de protocolos com empresas que “permitem criar uma bolsa de oportunidades para a realização de estágios no último ano de formação”. São ainda dinamizadas aulas abertas, com profissionais de referência convidados para partilharem experiências. E o Fórum Consultivo permite criar laços com municípios e associações empresariais, “de forma a aproximar a nossa oferta das expectativas do mercado”, sublinha Sérgio Leandro.

No que diz respeito à passagem do ambiente formativo para a realidade do trabalho, o responsável explica que “o facto da estrutura do plano curricular da ESTM contemplar a formação em contexto de trabalho (estágio), contribui de modo significativo para atenuar eventuais dificuldades na inserção do mercado de trabalho”. Aliás, a instituição aumentou mesmo o número de horas de estágio nas últimas reestruturações feitas, reconhecendo a sua importância. A curto prazo, a escola pretende desenvolver cursos de pequena duração adaptados às necessidades dos profissionais e que possam servir como ponte para captação de novos públicos ao nível de cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas e mestrados.

Oferta formativa na ESTM – Politécnico Leiria

  • Cursos Técnicos Superiores Profissionais: Animação de Turismo de Natureza e Aventura, Atividades Marítimas e Fluviais, Cozinha e Produção Alimentar, Turismo de Surf, Gestão Hoteleira e do Alojamento, Marketing Digital no Turismo e Organização e Comunicação de Eventos.
  • Licenciaturas: Animação Turística, Gestão de Eventos, Gestão Turística e Hoteleira, Gestão da Restauração e Catering, Turismo, Marketing Turístico e Biologia Marinha.
  • Mestrados: Gestão e Direção Hoteleira, Marketing e Promoção Turística, Turismo e Ambiente, Gestão e Sustentabilidade no Turismo e Economia Azul e Circular.

 

Leia também…

Hotelaria: O estado da formação em Portugal