#Formação (WITH/Nova SBE): O objetivo é “formar uma nova geração de líderes da indústria do turismo”

Numa altura em que muito se fala da escassez de recursos humanos na hotelaria, é fundamental analisar a oferta formativa do país e perceber que opções tem a nova geração se quiser ingressar nesta indústria. É isso que Ambitur procura fazer neste trabalho, falando com responsáveis de várias instituições académicas, bem como a tutela das Escolas do Turismo de Portugal. O objetivo é saber como anda a formação dos profissionais da hotelaria, que desafios enfrenta o universo educativo, quais as propostas que apresentam e que tendências anteveem. E desta vez cabe a Sérgio Guerreiro, diretor executivo do Westmont Institute of Tourism and Hospitality da Nova SBE, abordar o que esta instituição tem vindo a fazer.

Sérgio Guerreiro

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) aposta na gestão e a ela recorrem profissionais que, depois de terem iniciado a sua formação de base e as suas carreiras, pretendem adquirir formação em áreas críticas de gestão como liderança, estratégia, marketing, inovação e outros domínios fundamentais para progresso das organizações onde atuam, mas também no desenvolvimento das suas próprias motivações de carreira profissional. A metodologia de ensino seguida assenta em princípios de colaboração ativa com as empresas, não só para mitigar alguma lacuna na passagem do contexto formativo para o empresarial, como também para promover a transferência de conhecimento para as empresas, aproximando-as do ambiente académico.

Na Nova SBE a ligação forte com o tecido empresarial é pois um dos fatores-chave da formação e a experiência no setor de Hospitality vai nesse sentido, tendo nascido, há três anos, uma parceria com o Westmont Hospitality Group, uma multinacional de operação hoteleira, “com o objetivo de formar uma nova geração de líderes da indústria do turismo, focados na inovação e na transformação dos negócios. Isso mesmo explica Sérgio Guerreiro, diretor executivo do Westmont Institute of Tourism and Hospitality da Nova SBE, que dá conta que, no âmbito desta parceria, surgiu uma área de especialidade em Hospitality & Customer Experience dentro do mestrado de Gestão da instituição, na qual “a ligação ao mundo empresarial é uma realidade”. Esta nova aérea conta com a parceria de vários grupos e empresas nacionais e internacionais que “desafiam os nossos alunos com problemas concretos dos seus negócios e é essa a base para o desenvolvimento das suas teses de mestrado”. Este ano, 32 alunos estão a desenvolver as suas teses em “project based learning” em empresas como a Hilton Internacional, Intercontinental, Westmont Hospitality Group, Grupo Pestana, Discovery Hotel Management e SANA Hotels, “o que lhes permite aplicar os seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, adquirir experiência de gestão junto destas empresas em contexto real”, assegura Sérgio Guerreiro.

O responsável admite que a pandemia veio acelerar processos de transformação com os quais as empresas do turismo já se confrontavam antes, nomeadamente, a crescente utilização das tecnologias e as alterações dos padrões das relações de trabalho, que favorecem um modelo de “work-life blend” com uma convivência entre trabalho e emprego. Ora Sérgio Guerreiro lembra que esta mudança de paradigma, no caso do turismo, é “em simultâneo um risco, associado a uma perda potencial de atratividade de um setor em que a dimensão humana é essencial, e uma oportunidade, na medida em que o novo contexto pode ser fértil em termos de surgimento de novos negócios e de novas oportunidades de crescimento”. Verifica-se pois uma transformação a todos os níveis: desde a liderança, que hoje opera num cenário imprevisível; ao nível operacional, com novas restrições e ferramentas e uma maior pressão para redução de custos e melhoria dos resultados. “Estas transformações impactam igualmente os processos de recrutamento e a forma como a formação ao longo da vida dos colaboradores deve ser encarada”, aponta o responsável.

Por outro lado, Sérgio Guerreiro realça um estudo da Harvard Business Review que dá nota de que os candidatos a empregos, sobretudo os mais talentosos, valorizarem crescentemente o propósito dos seus empregadores, a par do habitual pacote de compensações e perspetivas de carreira. Ou seja, “as empresas vão necessitar de desenvolver a sua «proposta de valor» para um talento cada vez mais concorrido, mas cada vez mais essencial na sua competitividade”.

Oferta formativa no WITH – Nova SBE

  • Especialidade em Hospitality e Customer Experience no Mestrado em Gestão
  • Nova área de especialidade no Mestrado em Inovação e Empreendedorismo para 2022-23
  • Pós-Graduação em Advanced Management for Hospitality
  • Em desenvolvimento: Curso internacional de transformação de modelos de negócios no setor do turismo.

Leia também…

Hotelaria: O estado da formação em Portugal