O Boomerang do Século, a nova unidade hoteleira da Fundação “O Século”, vai abrir ao público, em breve, na vila da Ericeira, no concelho de Mafra.
Instalado numa antiga quinta, virada para o mar, localizada numa zona central da vila, o Boomerang do Século conta com um total de 44 camas, distribuídas por 17 quartos, cinco dos quais localizados na antiga casa, onde irá funcionar o serviço de receção e onde será servido o pequeno-almoço. Os restantes 12 quartos duplos estão divididos por seis bungalows construídos de raiz.
Este novo espaço turístico está equipado com uma estação de produção de energia, bombas de calor, bem como uma estação de tratamento e reaproveitamento de águas cinzentas, sistema de rega gota a gota e postos de carregamento para viaturas elétricas.
Para a concretização deste projeto, a Fundação “O Século” obteve junto do BPI um Financiamento Verde (Green Loan) no valor de 1,3 milhões de euros.
O empreendimento terá piscina, barbecue, zonas de lazer e trabalho, armazém de equipamento de surf – porque a Ericeira é reserva mundial de Surf – e estacionamento privado.
As diferentes parcerias estabelecidas com agentes locais irão possibilitar aos hóspedes a possibilidade de usufruir de aulas de Surf, Yoga ou transporte direto de e para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Ao ficar ali alojado está a ajudar a Fundação “O Século”. E, como o próprio nome indica, no Boomerang, num gesto de reciprocidade, o valor angariado retorna à “casa-mãe” para garantir mais apoio social às crianças, famílias e idosos que a Fundação “O Século” acompanha diariamente.
Um projeto da histórica Fundação “O Século”
A Fundação “O Século” nasceu em 1998 para prosseguir e desenvolver a obra social do Jornal “O Século”, iniciada em 1927, com a criação da sua Colónia Balnear Infantil. Um ano depois, a Fundação “O Século” foi reconhecida como Fundação de Solidariedade Social, obtendo o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).
Atualmente, as Colónias de Férias para crianças são, apenas, uma das diferentes valências que compõem a extensa obra social desenvolvida pela Fundação, a que se juntam alguns serviços de sustentabilidade social, como o Turismo d’ “O Século” e o aluguer de espaços que, entretanto, foram criados com o objetivo de financiar e desenvolver a diversificada obra social.
A vasta intervenção social da Fundação divide-se por 14 diferentes áreas, desde as Casas de Acolhimento para crianças e jovens em risco, à creche onde cuida diariamente perto de 250 crianças, até à ajuda aos idosos e mais dependentes com serviços de apoio alimentar, cantina social e apoio domiciliário.
O acompanhamento e aconselhamento de famílias (CAFAP), o acolhimento de refugiados e de pessoas em situação de emergência social fazem, também, parte da ação diária e permanente da Fundação “O Século”.



















































