A Globalia, empresa-mãe da Air Europa, e o International Airlines Group (IAG) chegaram a um acordo para a venda da divisão aérea Air Europa. O acordo envolve a aquisição por parte do grupo IAG dos restantes 80% da Air Europa por 400 milhões de euros, segundo refere o comunicado de imprensa. O grupo IAG já havia pago 100 milhões por 20% da Air Europa, pelo que o total da operação ascende a 500 milhões de euros pelo capital da empresa.
Assim que for recebida a aprovação por parte da autoridade da concorrência, será efetuado o primeiro pagamento de 200 milhões de euros, sendo 100 milhões em dinheiro e 100 milhões em ações IAG (ao preço fixado na assinatura deste acordo), o que fará da Globalia uma importante acionista do grupo IAG. Os outros dois pagamentos, de 100 milhões de euros cada, serão efetuados no primeiro e segundo aniversário, respetivamente, da aprovação do acordo.
O acordo está sujeito à aprovação da autoridade da concorrência, bem como da SEPI e da ICO. Da mesma forma, estabelece uma indemnização de 50 milhões de euros de break fee, no caso de a aquisição não se concretizar. Até que a aprovação acima seja oGlobalia e IAG chegam a acordo para a venda dos 80% restantes da Air Europa Holdingbtida, ambas as empresas continuarão concorrentes como até ao momento.
Esta aquisição reforça o valor da empresa e evidencia a solidez do projeto Air Europa. Da mesma forma, constitui uma notícia de grande impacto para o impulso definitivo do hub estratégico de Madrid-Barajas. O projeto consolidará a oferta de conectividade aérea entre a Europa e a América, especialmente com a região da América Latina e Caraíbas, onde a Air Europa possui uma ampla rede de destinos e uma sólida presença e reconhecimento, estabelecendo, por sua vez, um sólido vínculo da América continente para a Ásia e o Médio Oriente. Isso permitirá a Espanha competir em pé de igualdade com outros hubs de conexão europeus e contribuirá não apenas para acelerar o desenvolvimento económico em ambos os lados do Atlântico, mas também a recuperação da indústria do turismo com a implementação de um novo modelo, mais inovador, sustentável e rentável.
Jesús Nuño de La Rosa, CEO da Air Europa Holding, indicou que “o acordo alcançado com o IAG valida o sucesso do plano realizado para consolidar a Air Europa como referência internacional após a pandemia, demonstrando a sua viabilidade e bom trabalho, antes e após a maior crise do setor aeronáutico”.






















































