O Grupo SATA junta-se ao Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro, destacando mais de 30 projetos implementados entre 2022 e 2023, que visam a melhoria anual dos indicadores de ESG (Environmental, Social and Governance).
Por entre os vários projetos, destaca-se o pioneirismo das companhias aéreas SATA na obtenção da Certificação IEnvA da IATA, a obtenção da certificação IWT (Ilegal Wildlife Trade Certificate), que assenta na criação de ferramentas para ajudar no combate ao comércio ilegal de animais selvagens e, mais recentemente, a obtenção da certificação da Qualidade do Programa SATA ICOP, de compensação voluntária de Emissões Carbónicas, para o qual mais de oito mil passageiros contribuíram.
No quadrante social, só em 2023 foram desenvolvidos 12 projetos internos que também beneficiaram a comunidade onde as empresas estão inseridas. Campanhas de angariação de bens alimentares, roupas e brinquedos, campanhas de limpeza da costa, em parceria com entidades locais, para além do apoio, através de facilidades de transporte de pessoas e carga, a um conjunto muito significativo de ações de âmbito cultural, desportivo e/ou pedagógico que se desenvolvem no Arquipélago dos Açores. Com o intuito de promover o equilíbrio físico e mental dos trabalhadores, foi igualmente promovido o programa corporativo ambicioso, denominado SATA Saudável, que procura promover a prevenção e a intervenção na importante área da saúde mental.
Com vista à sucessiva superação de metas de desenvolvimento sustentável, foram ainda concretizados oito projetos estruturantes com influência futura na melhoria dos indicadores de gestão ESG. A saber, a integração no programa IATA 25by25, em prol da igualdade de género e de oportunidades para todos os colaboradores e, por entre outros projetos internos estruturantes, foi concretizado um trabalho de base, de revisão das políticas corporativas das empresas.
No período em análise, o Grupo SATA aprovou diversas políticas para uma responsabilização ética de governo da sociedade relacionadas com a Sustentabilidade, os Direitos Humanos, a Proteção de Dados e Privacidade ou o estabelecimento de procedimentos Anticorrupção, de Gestão de Riscos, de Segurança da Informação, de Saúde e Ambiente, de Diversidade e Inclusão Igualdade, Não Discriminação e Combate ao Assédio; de Consumo de Álcool e Substâncias Psicoativas e Psicotrópicas, Políticas de Segurança Operacional (Safety) e Políticas de Cultura de Segurança (Security), para além da definição de Códigos de Ética e Conduta internos para com os Fornecedores.






















































