Guimarães prepara-se para viver um fim de semana de celebração, cultura e participação comunitária com a inauguração oficial de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, marcada por um espetáculo memorável na noite de sexta-feira, 9 de janeiro, e por um dia inteiro de atividades gratuitas na cidade no sábado, dia 10.
Na sexta-feira, a cerimónia de abertura, “Raízes do Futuro”, tem início às 21h00 no Multiusos e será apresentada por Catarina Furtado e Vasco Palmeirim, reunindo em palco Gisela João, Sofia Escobar e vários grupos e instituições locais, como A Outra Voz, CERCIGUI, Coro En’Canto, Grupo Coral de Ponte e TetrAcord’Ensemble.
Com a participação de mais de 170 pessoas, entre bailarinos, músicos e coletivos locais, o espetáculo afirma a sustentabilidade como prática cultural, social e humana. Perante a elevada procura, que esgotou cerca de 2.800 lugares para a cerimónia de abertura de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, o evento terá transmissão em direto no canal YouTube do município e a instalação de um ecrã gigante no IDEGUI – Instituto de Design de Guimarães, com animação, para acompanhamento em comunidade.
Programação com 26 atividades gratuitas na cidade
A celebração continua no sábado, 10 de janeiro, a partir das 10h30, com um programa descentralizado que propõe 26 atividades gratuitas, distribuídas por vários pontos da cidade. Performances de dança no espaço público, atuações de bandas e grupos corais locais, recitais de poesia, oficinas de mobilidade suave como a Educabicla, e um showcooking com o chef António Loureiro, no Mercado Municipal, compõem uma programação que convida a comunidade a viver a Capital Verde Europeia no espaço público, reforçando o compromisso de Guimarães com a ecocidadania e o envolvimento local.
Ao longo do dia, a “Cantarinha”, mascote da Capital Verde Europeia, irá percorrer as ruas de Guimarães, promovendo momentos de interação e sensibilização ambiental com o público, num ambiente festivo e familiar que une gerações em torno do futuro climático da cidade.
O programa encerra com uma Silent Party, no Mercado Municipal, entre as 22h00 e a 01h00. Este formato inovador permite celebrar a abertura deste ano europeu aliando o convívio à sustentabilidade e ao respeito pelo bem-estar acústico do centro urbano.
Com o objetivo de promover uma mobilidade mais sustentável e reduzir a utilização do automóvel individual, o município de Guimarães assegura ainda uma operação especial da Guimabus, com linhas gratuitas nos dias 9 e 10 de janeiro, facilitando o acesso do público às diferentes iniciativas.
Este conjunto de eventos marca o arranque da programação de Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, convidando a cidade e os visitantes a celebrar, participar e projetar o futuro a partir da cultura, da comunidade e da sustentabilidade.




















































