Em julho de 2025, aterraram nos aeroportos nacionais 26,2 mil aeronaves em voos comerciais, correspondendo a 7,6 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), segundo informa o INE. Estes movimentos correspondem a crescimentos de 4,8% e 5,2%, respetivamente, face a julho de 2024. o mês anterior tinham-se registado variações de +4,9% e +6,0%, pela mesma ordem.
Em julho de 2025, 82,2% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 3,2 milhões de passageiros (+5,4%1), na maioria provenientes do continente europeu (68,6% do total), correspondendo a um crescimento de 5,1% face a julho de 2024. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,3% do total de passageiros desembarcados (+8,0%).
Relativamente aos passageiros embarcados, 80,9% corresponderam a tráfego internacional, perfa endo um total de cerca de 3 milhões de passageiros (+5,3%), tendo 65,6% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 5,2% face a julho de 2024. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (10,5% do total; +5,7%).
O movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sa onais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e, no ano 2024, o domingo foi o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados.
Desde o início de 2025 que se registaram máximos mensais históricos do número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais, com exceção do mês de fevereiro. Em termos de chegadas, registou-se o desembarque médio diário de 126,0 mil passageiros em julho de 2025, valor superior ao registado em julho de 2024 (119,8 mil), correspondendo a um crescimento de 5,2%.
Tráfego nos aeroportos nacionais entre janeiro e julho
Entre janeiro e julho de 2025, o número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,9% face ao mesmo período de 2024 (+4,7% em 2024). O aeroporto de Lisboa movimentou 49,1% do total de passageiros (20,6 milhões), +3,0% comparando com o período homólogo de 2024. O aeroporto de Faro registou um crescimento de 7,3% no movimento de passageiros (cerca de 6 milhões; 14,2% do total) e o aeroporto do Porto concentrou 22,8% do total de passageiros movimentados (9,6 milhões) e aumentou 5,5%.
Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e julho de 2025, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+2,9%) e embarcados (+2,6%) face ao mesmo período de 2024. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-1,5%) e embarcados (-1,3%) e ocupou a 2ª posição. Espanha, Alemanha e Itália ocuparam a 3ª, 4ª e 5ª posições, respetivamente, como principais países de origem e de destino.






















































