A Ambitur.pt reconhece que a inovação é hoje uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou 25 empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de darmos a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.
É o caso da Merytu que, segundo o CEO João Silva Santos, “chegou ao mercado depois de identificar uma lacuna extremamente relevante para a profissionalização do setor” do Turismo. Com isso, a tecnologia desta empresa permite identificar o talento na área da hospitalidade, “por um processo transparente, rápido e seguro para ambas as partes, trabalhadores e empresas”.
A startup chegou ao mercado em 2021 e conta com quatro sócios fundadores e um quinto elemento, “essencial para a implementação do projeto”, a Portugal Ventures, financiadora de créditos. Assim, a equipa é composta pelo próprio João Silva Santos, pelo Francisco Nogueira de Sousa, chairman da Merytu, pelo Ronaldo Marques, chief technology officer, e pelo Manuel Ferreira Mendes, chief legal officer. Juntaram-se “pela sua firme convicção de que o mundo do trabalho, particularmente na indústria da hospitalidade, tinha de conhecer uma reconfiguração profunda”.
O grande diferencial desta tecnologia é o mérito porque “tudo gira em torno das pessoas, das empresas e da sua performance”. Com a Merytu, “os profissionais da indústria do turismo que procuram encontrar um estilo de vida profissional gerido na primeira pessoa” podem fazê-lo, “construindo o seu horário, escolhendo onde querem trabalhar”.
Mas além de ser uma solução para quem quer ingressar no mercado, é igualmente vantajosa para as empresas que procuram reforçar as suas equipas com profissionais qualificados.
Neste momento, a plataforma digital conta com 1.518 pessoas inscritas, a receber diariamente convites de trabalho, e com 539 empresas, espalhadas de Norte a Sul do país, tendo iniciado agora a operação no Algarve: “o principal investimento do nosso modelo passa por reforçar a equipa comercial, a nível regional, com representantes de elevada autoridade no setor, com experiência na operação e que falem a mesma linguagem dos clientes”, explica o CEO.
“A escassez de profissionais qualificados e motivados a trabalhar na indústria da hotelaria e restauração é um dos maiores desafios atuais (…) mas o nosso modelo poderá ser a chave para um completo “turn around” desta realidade”
A missão da startup passa por “estancar o êxodo de profissionais da indústria ou atrair e reter jovens no setor”, sendo preciso “valorizá-los de forma concreta”. Assim, João Silva Santos frisa que a solução tecnológica assenta em três pilares: “valorização, promovendo o reconhecimento do mérito quer de empresas, quer de profissionais; liberdade, visto que os profissionais têm total autonomia para gerirem a sua carreira e agenda, podendo aceitar ou declinar os convites que recebem, não existindo obrigatoriedade ou penalização (e as empresas têm a mesma liberdade de reforçar as suas equipas conforme as necessidades); e eficiência, simplificando todas as questões legais e burocráticas, de modo a que possam ser geridas diretamente na aplicação, poupando tempo e recursos”.
A nível de mais-valias, o CEO aponta a possibilidade de os colaboradores poderem construir o próprio horário de trabalho, encaixando a função na sua vida e não o contrário. Também a valorização do rendimento é um fator com forte relevância, a par do seguro de trabalho pop-up, desenvolvido em parceria com a Tranquilidade: “é exclusivo e gratuito para trabalhadores independentes”.
“Na merytu, os valores pagos estão entre 15-20% acima da média de mercado”
E a resposta do mercado ao produto “tem sido incrível”, admite o responsável: “trabalhamos já quer com grupos hoteleiros multinacionais, quer com unidades de pequena dimensão. Desde marcas de luxo que são referência na indústria a unidades tipo low budgey“. O maior feedback que a Merytu recebe prende-se com a eficácia na identificação de profissionais, mas também com o apoio que os clientes sentem por parte da equipa da startup.
Já o NEST – Centro de Inovação de Turismo, tem aberto as portas à empresa, a nível internacional: “devo destacar a relevância do Boost, evento promovido pelo Nest, onde quer através dos palestrantes quer dos participantes, foi possível uma enriquecedora partilha de know-how e de estabelecer novos contactos no setor”, finalizou João Silva Santos.
Por redação Ambitur





















































