As previsões para o turismo nacional em 2023, avançadas pela 69ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT, são muito otimistas, com perspetivas de crescimento turístico em todos os indicadores.
O nível de confiança médio no desempenho do turismo nacional atingiu, em maio de 2023, os 84,3 pontos: o melhor registo de sempre em edições do Barómetro do Turismo. Segundo alguns membros do painel, Portugal continua a ser um destino com elevado apelo e todos os indicadores turísticos apontam para um crescimento sustentado, nomeadamente os referentes a aumento da procura e rentabilidade. Destinos como Madeira, Porto, Lisboa e Algarve deverão registar desempenhos muito positivos.
No que diz respeito à evolução de indicadores turísticos para os próximos meses, e comparando com o período homólogo do ano anterior, a procura a nível externo, a atividade do turismo e o número de pessoas empregadas no setor são os indicadores que deverão aumentar mais nos próximos meses. De acordo com os membros do painel, a carga fiscal, o investimento público, o endividamento das empresas e a procura interna devem manter-se próximo da dinâmica da segunda metade de 2022.
Relativamente à evolução dos mercados emissores, os resultados apontam para um crescimento mais significativo por parte dos mercados externos, esperando-se um aumento no número de turistas, dormidas, receitas e RevPar nos próximos meses.
Aproximadamente 9 em cada 10 membros que responderam consideram que o mercado norte americano vai ser o que maior crescimento terá no nosso país, no decorrer do verão de 2023. Seguem-se Brasil, Espanha, França, Canadá, Reino Unido, Irlanda e Portugal, que também devem continuar a crescer. Países Baixos, Bélgica, China, Alemanha, Itália e Japão deverão ter, em 2023, um desempenho semelhante ao registado em 2022.
António Jorge Costa, presidente do IPDT refere que “os resultados globais desta edição do Barómetro são muito positivos, refletindo a importância crescente do turismo e a sua capacidade em, rapidamente, recuperar de situações de grande dificuldade. Perante a forma como o turismo contribuiu para a retoma do país, é indiscutível que tem de ser visto como um dos grandes motores da economia nacional”.






















































