O NEST – Centro de Inovação do Turismo, em parceria com a Turismo de Portugal e a Fullsix, anuncia o lançamento de um curso pioneiro de Inteligência Artificial Generativa, especialmente concebido para capacitar profissionais do turismo. A iniciativa tem como objetivo dotar os participantes de competências práticas para utilizar ferramentas de IA na automatização de tarefas, personalização de serviços e melhoria da tomada de decisões, promovendo uma adaptação eficiente às novas exigências do mercado.
Com uma abordagem prática e acessível, o curso é estruturado em quatro lições, abordando desde os conceitos fundamentais da IA generativa até aplicações concretas no atendimento ao cliente, gestão de reputação, marketing digital, gestão hoteleira, personalização de pacotes de viagens e otimização de housekeeping.
Destina-se a funções no turismo como rececionistas de hotel, supervisores de restaurante e bar, gestores de hotel, especialistas em marketing digital, agentes de viagens, supervisores de housekeeping, entre outras. O curso é 100% online, assíncrono e permite que cada participante avance ao seu próprio ritmo. Com uma duração total de 2 horas, inclui vídeos explicativos, demonstrações de casos de aplicação, textos de apoio e quizzes para avaliar o progresso por módulos.
“Acreditamos que a Inteligência Artificial pode ser um catalisador para transformar o Turismo português. Este curso vem capacitar os profissionais do setor com ferramentas concretas para liderarem com essa mudança, melhorando a eficiência, a personalização e a sustentabilidade dos seus serviços,” afirma Roberto Antunes, diretor executivo do NEST.
“Na Fullsix acreditamos muito no potencial que IA tem para fazer marketing e comunicação de uma forma mais eficaz. É fundamental democratizar estas ferramentas e ter casos de usos específicos por cada indústria. Por isso, um dos pilares da nossa unidade Fullsix AI Labs é a formação nesta área”, diz Erik Lassche, CEO da Fullsix.
O curso integra-se na missão do NEST de promover a inovação e o uso da tecnologia na cadeia de valor do turismo, apoiando o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação das empresas na transição para a economia digital.






















































