A Nova SBE anuncia a abertura de candidaturas para a 4.ª edição do Check-In, o programa de inovação dedicado ao setor do turismo que promove a colaboração entre startups tecnológicas e PMEs para testar e escalar soluções digitais que respondam a desafios reais do setor.
Nesta edição, promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, em cooperação com o Nova SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality e em parceria com o Turismo de Portugal, o foco temático é o das experiências seamless – jornadas turísticas contínuas, personalizadas e sem fricção, potenciadas pelo uso intensivo de Inteligência Artificial, com especial destaque para Gen AI.
O programa propõe o desenvolvimento de projetos focados em áreas críticas do setor, com o objetivo de potenciar a adoção efetiva destas tecnologias em temas como automatização e personalização da comunicação com turistas; melhoria da gestão operacional através de dados inteligentes; criação de experiências digitais sem fricções ao longo de toda a jornada do viajante, desde a reserva até à estadia; e a facilitação da internacionalização das experiências turísticas através da tradução e adaptação cultural automática.
No total, serão selecionadas até 20 startups, nacionais e internacionais, com ideias de expansão para o turismo português – para colaborar com outras PMEs parceiras e representantes dos diferentes verticais do setor, desde a hotelaria ao alojamento e animação turística ou agências de viagem. As duplas vão trabalhar em pilotos baseados em Gen AI, testados em contexto real, com acompanhamento próximo da equipa do programa.
“Desde 2021, o Check-In tem mostrado que a inovação aberta é uma alavanca concreta para transformar o turismo, aproximando startups e empresas em torno de desafios reais”, refere Carla Portela, Diretora Executiva do Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute. “Ao trazer o potencial da Inteligência Artificial Generativa para as PMEs do setor, queremos democratizar o acesso a tecnologias de ponta, acelerar a criação de experiências mais personalizadas e fluídas, e reforçar o posicionamento de Portugal como referência internacional em turismo inovador, incluindo regiões de menor procura turística”, conclui.
Este ano integram a lista de parceiros: Boost, Campingir, Companhia das Lezírias, Cityrama, Details, Discovery Hotel Management, Embrace, Estoril Living, Feels Like Home, Fundação Inatel, Newtor, Osiris, Parques de Sintra, Pousadas da Juventude, Tour Tailors, United Hotels, e Visit Cascais.
As inscrições para participação no programa estão abertas até ao dia 23 de fevereiro e podem ser feitas no site oficial do programa.
Calendário e momentos-chave do programa
O processo de avaliação e seleção das startups participantes decorre entre 24 de fevereiro e 4 de março, período durante o qual serão analisadas as candidaturas e selecionadas as soluções com maior potencial de impacto para o setor do turismo.
Entre os dias 13 e 14 de abril, o campus da Nova SBE, em Carcavelos, decorrerá o Matchmaking (evento imersivo durante o qual as startups pré-selecionadas terão a oportunidade de se apresentar e demonstrar as suas soluções às PMEs e entidades parceiras). Este é o primeiro contacto direto entre startups e PMEs e que vai permitir identificar as oportunidades de co-desenvolvimento de projetos piloto.
A fase de desenvolvimento dos pilotos decorre entre 15 de abril e 1 de julho, com implementação em contexto real, acompanhamento quinzenal e foco em resultados mensuráveis e replicáveis.
O programa culmina no Sharing Day, que se realiza presencialmente na Nova SBE no dia 2 de julho. Neste dia as startups e PMEs vão apresentar os resultados dos respetivos projetos piloto aos parceiros, investidores e decisores do setor do turismo.
Check-In: algumas referências de edições anteriores
O lançamento do programa Check-In teve como objetivo trazer recursos, dinamismo e inovação às startups e PMEs, nacionais e internacionais, para fazer face à nova era do turismo. Pretende-se alertar para a importância das tecnologias digitais, como também repensar o setor de uma forma integrada e sinérgica, apontando a inovação e a tecnologia como protagonistas de novas formas de viajar, mais responsáveis, sustentáveis e digitais.
Desde o seu lançamento, o Check-In tem vindo a responder às necessidades mais urgentes do turismo, promovendo a transição digital, a sustentabilidade e a criação de experiências mais responsáveis e personalizadas.
Em três edições, o programa envolveu 61 startups de mais de 15 nacionalidades, 51 parceiros empresariais e institucionais e co-desenvolveu 62 projetos piloto, evidenciando o potencial da colaboração entre academia, empresas e empreendedores para acelerar a transformação do setor.



















































