
A Highgate Portugal inaugurou, este fim-de-semana, o Marriott Cluster e o Kimpton Atlântico Algarve, um conjunto de quatro unidades hoteleiras (que, anteriormente, funcionavam sob a designação de NAU Salgados Palace, NAU Salgados Palm Village, NAU Salgados Dunas Suites e NAU São Rafael Atlântico). A integração das propriedades no grupo Marriott International já está operacional desde abril, altura em que as mesmas começaram a abrir portas em soft-opening, mas a Highgate juntou agora parceiros, convidados e imprensa para conhecerem de perto as renovadas unidades hoteleiras e os seus conceitos na Herdade dos Salgados, no Algarve.
Silvana Pombo, vice-presidente de Operações da Highgate Portugal, esteve à conversa com a Ambitur, e admitiu que foi um desafio a abertura de quatro hotéis em simultâneo que, no total, representam cerca de 690 camas numa mesma região. O investimento foi direcionado para fazer um “upscale” destes produtos num cluster mais diversificado, “com foco nos nossos conceitos gastronómicos, honrando as nossas tradições mas também seguindo os requisitos das marcas internacionais que tivemos a honra de trazer para o nosso Algarve”, explicou a responsável. A gestora não tem dúvidas de que esta “foi uma grande conquista da Highgate Portugal”, garantindo que “o foco foi enriquecer a região, neste caso Albufeira, mais concretamente o nosso cluster dos Salgados”.
Os quatro hotéis ganharam assim novas designações mas também foram alvo de renovações a quase todos os níveis, explicou Silvana Pombo, não só nos quartos e áreas comuns, como também nos conceitos dos restaurantes. Houve ainda um forte upgrade dos SPAs, dando lugar a um conceito de wellness que oferece “uma experiência muito mais 360, não só o tratamento, mas também a área amais física para quem gosta de ginásio e desporto, o ioga e o pilates”, entre outras mudanças pois, acrescenta a vice-presidente de Operações do grupo, “hoje em dia esse bem-estar é muito importante e quisemos trazer esse bem-estar também para os serviços mais tradicionais, com um menu saudável e muitas opções sustentáveis”.
Aliás, a sustentabilidade é um dos pilares da Highgate Portugal, sublinha Silvana Pombo e tinha que estar presente nestas renovações.
A abertura das unidades mereceu elogios da parte da responsável, que considera que “a equipa fez um trabalho brilhante”, com conceitos bastante diferenciados. Por isso, não hesita em dizer que “estamos a conseguir chegar a quem nos visita, acima de tudo pelos serviços genuínos e pela hospitalidade, que é característica de Portugal, com todos os desafios inerentes à nossa hotelaria, pois é um negócio de pessoas, mas que nos traz também depois todas as conquistas, ou seja, satisfazer as expectativas do hóspede e impactar naquilo que é o seu momento de férias”.
Sem querer adiantar números concretos, Silvana Pombo refere que, a nível da ocupação, as quatro unidades hoteleiras “acompanharam perfeitamente o mercado e a região, por isso é uma vitória” pois, lembra, são quatro propriedades de grandes dimensões. Acrescenta também que este ano se verificou muito o fenómeno da reserva “last minute” o que levou o grupo a ir ajustando a sua oferta. “Mas estamos sempre a crescer, foi um bom sinal do mercado às mudanças e a estes novos conceitos”, frisa.
A integração na Marriott International acabou por trazer também novos mercados ou, pelo menos, a sua consolidação, indicou Silvana Pombo. Claro que o mercado norte-americano está diretamente relacionado com as marcas recém-inauguradas, mas também é verdade que já vinha a crescer no Algarve, considera. Por outro lado, outros mercados também têm ganho o seu espaço, além do britânico, até porque “as marcas Marriott têm uma carteira de clientes fidelizados que nos permite chegar a outros próprios, e o próprio Algarve está a seguir essa tendência”, remata. Os portugueses continuaram a procurar também estas unidades mas Silvana Pombo reconhece ter havido mudanças, até porque o conceito de Tudo Incluído deixou de existir (neste momento, apenas o São Rafael Suites ainda tem este conceito), o que levou, naturalmente, a que alguns clientes procurassem outros destinos de férias.
Questionada sobre se, no futuro, novas unidades poderão integrar o portfólio da Marriott International, Silvana Pombo apenas adiantou que o objetivo da Highgate Portugal é crescer e “ser uma referência em Portugal, primando pela qualidade, pelos seus pilares e pelos seus valores”. O que significa que “continuamos nessa busca de crescimento, focando para já nestas quatro grandes unidades, mas sempre com olhos postos em novas oportunidades”.
Por Inês Gromicho, no Algarve





















































