“O próximo capítulo está aí, prometemos que vamos continuar a fazer a diferença no Tivoli Marina Vilamoura”

“O próximo capítulo está aí” – foi com estas palavras que Hugo Gonçalves, general manager do Tivoli Marina Vilamoura Resort, iniciou o seu discurso num jantar que reuniu parceiros, alguns dos melhores clientes e imprensa na renovada unidade hoteleira do Algarve. O convite para experienciar um capítulo escrito com “muita dedicação, muito amor e muito profissionalismo” permitiu conhecer in loco a renovação que o hotel, que celebra em 2023 os seus 36 anos de idade, está a ser alvo. Até porque, explicou o responsável, “há uma necessidade enorme de continuarmos a inovar” e “prometemos que vamos continuar a fazer a diferença no Tivoli Marina Vilamoura”.

“há uma necessidade enorme de continuarmos a inovar” e “prometemos que vamos continuar a fazer a diferença no Tivoli Marina Vilamoura”.

O projeto de renovação iniciou-se logo em janeiro de 2022 e, em três meses, a primeira parte desta obra ficou completa. Seguiu-se a fase mais recente, tendo o hotel encerrado em novembro do ano passado para reabrir todas as áreas a 1 de fevereiro de 2023. E abriu com uma ocupação de 100%, revela Hugo Gonçalves. Um processo que ainda não ficou totalmente concluído mas que o responsável assegura que terminará ainda este ano.

São três os motivos apontados pelo general manager do Tivoli Marina Vilamoura para esta remodelação. Em primeiro lugar, a necessidade de atualizar todos os espaços e de criar uma “funcionalidade obrigatória”, sobretudo a nível dos quartos, procurando responder às exigências de um cliente internacional e mais ligado ao segmento do MICE. No exterior, o objetivo foi satisfazer a necessidade dos clientes de lazer no sentido de terem mais áreas privadas. Por fim, a sustentabilidade também foi o mote.

“Vimos de uma ótima experiência de resultados no Tivoli Marina Vilamoura, vamos continuar a ser ambiciosos para retornar todo o investimento que está a ser feito”

E, como todo o investimento – que, neste caso, segundo Hugo Gonçalves, atinge os dois dígitos – tem necessariamente de ter o seu retorno, o responsável estima que, este ano, o aumento de receitas possa atingir os 20% a 25%. “Vimos de uma ótima experiência de resultados no Tivoli Marina Vilamoura, vamos continuar a ser ambiciosos para retornar todo o investimento que está a ser feito”, assegura. Até porque, adianta, o produto está agora posicionado num “segmento acima de tudo aquilo que existe em Vilamoura”, esclarece, e este foi um dos objetivos: “ajudar o destino a elevar-se mais e a voltar aos anos glamorosos e de referência”.

o Centro de Congressos do Algarve, que integra a unidade hoteleira, “está a posicionar o Algarve e Vilamoura na rota dos eventos internacionais”

A procura, essa, já se faz sentir, garante o general manager da unidade, nos dois grandes segmentos que o Tivoli Marina Vilamoura serve atualmente. Hugo Gonçalves refere que o Centro de Congressos do Algarve, que integra a unidade hoteleira, “está a posicionar o Algarve e Vilamoura na rota dos eventos internacionais”. Em fevereiro, houve já três a quatro eventos realizados, dois deles internacionais, um elemento essencial para “quebrar o mito da sazonalidade”. O responsável admite que “a nossa ocupação de inverno já está muito boa” e que a procura se estende já até maio, a nível de eventos, mas também para os meses de outubro, novembro e dezembro. “A procura é boa, os eventos são reservados com muita antecedência, o que nos permite ter uma perspetiva ambiciosa e dar um bom positivismo à ocupação”, resume.

Por outro lado, temos a procura do mercado de lazer, que já “pedia” esta renovação e que irá agora acentuar-se. Neste momento, avança Hugo Gonçalves, a ocupação está já em quase 80% e tudo aponta para que a procura continue a intensificar-se até à Páscoa. “Saímos de anos difíceis”, admite o responsável, mas não hesita em afirmar que, comparado com 2019, os níveis de reservas estão já superiores.

Por Inês Gromicho, no Algarve, a convite do Tivoli Marina Vilamoura Resort.

Tivoli Marina Vilamoura celebra 36 anos com nova imagem e reforço do posicionamento