A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Hoje estreamos esta nova rubrica com André Menitra Matos, diretor executivo de Qualidade no Vila Vita Parc Resort & Spa.
André Matos trabalha no Vila Vita Parc desde 2012, sempre na área da Qualidade. Além da formação em Produção Alimentação em Restauração, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e várias outras formações académicas, considera que a formação da “escola da vida”, que se iniciou logo em 1999, tem sido fundamental no desempenho das suas funções.
Quando e como iniciou este cargo no hotel onde se encontra a trabalhar?
Iniciei a minha caminhada do dia 2 de janeiro de 2012, como Responsável de Qualidade, com funções de realização de auditorias de segurança alimentar e implementação de sistemas, análise e desenvolvimento de processos de certificação de sistemas de qualidade e formação.
Mais tarde, passei a Diretor Executivo de Qualidade, assumindo a responsabilidade e direção das equipas da piscinas, praias, embarcações marítimas, segurança humana, jardins, manutenção, gestão de frota, ao mesmo tempo que mantenho a responsabilidade interna pela promoção da saúde e segurança no trabalho como Técnico Superior de Segurança no Trabalho.
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
Com áreas de ação tão distintas, posso dizer que não há dias iguais ou qualquer rotina. Ter a possibilidade de fazer o que se gosta é em si um motivador e tenho como mote, que tento também passar à equipa, de todos os dias dar um pouco mais do que se deu no dia anterior. Há dias em que há menos ou mais desafios, o que é normal nas áreas em que operamos e é importante a abordagem com que os encaramos. Nesse sentido, costumo aplicar o ciclo PDCA (do inglês: PLAN – DO – CHECK – ACT ou Adjust – um método iterativo de gestão) para cada uma das chefias que me estão afetas. Desta forma, consigo controlar e melhorar os processos previamente desenhados e implementados e a qualidade do produto/ serviço que nos propomos desenvolver. Tento sempre garantir um equilíbrio do tempo que passo no escritório e no terreno, por forma a que possa de forma ativa apoiar e intervir sempre que necessário
A minha responsabilidade passa por implementar, coordenar, supervisionar e certificar o sistema de qualidade, ambiente e segurança de acordo com as normas, processos e procedimentos regulamentares estabelecidos. E ainda a direção das equipas da piscinas, praias, embarcações marítimas, segurança humana, jardins, manutenção; promovendo uma cultura de melhoria contínua na organização, difundindo procedimentos organizacionais e boas práticas e o zelo pela sua implementação. Estar numa organização que me permite e estimula a ir sempre mais além, e ter um Diretor Geral, o Sr. Kurt Gillig, que me apoia, ensina e orienta sempre que necessário, tem sido fundamental.
Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Estou a liderar diferentes equipas nas áreas que mencionei em cima, no seu todo estamos a falar de cerca de 167 elementos.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Reporto ao Gerente / Diretor Geral, Sr. Kurt Gillig.
Com que outras áreas/departamentos do hotel tem de trabalhar para que a sua função seja bem sucedida?
Tenho de colaborar com todas as áreas, apenas conseguimos alcançar os nossos objetivos individuais, de equipa ou corporativos, se estivermos juntos, alinhados e a cooperarmos enquanto equipa. Olho muito para todos os departamentos que me circundam como hóspedes internos, tendo a responsabilidade de lhes prestar o melhor serviço, para que o produto por eles utilizado esteja ao melhor nível, para que o nosso hóspede externo possa vivenciar a verdadeira experiência no universo Vila Vita Parc.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Olho e valorizo muito as competências comportamentais que, muitas vezes, são pouco faladas, ou seja, a educação, sensatez, imparcialidade, o respeito, a honestidade e integridade, aliadas à paixão pelo que fazemos. Contudo, é essencial que operacionalmente exista formação especifica na parte alimentar, SST, segurança humana e manutenção, na medida em que existem temas que só com a referida habilitação podem ser geridos/trabalhados.
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
Sim, a da “escola da vida”, que começou em 1999, com um estágio no Hotel Palácio do Estoril como cozinheiro de primeira e pasteleiro de segunda; passando pelo Tivoli Lisboa; Ritz Four Seasons; Hotel Transamérica na Ilha de Comandatuba – Brasil; Tivoli Tejo; SGS Portugal; docente da cadeira Auditorias na ESHTE e no presente o Grupo Vila Vita Parc.
E a académica, com a licenciatura em Produção Alimentar em Restauração pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho pela entidade formadora Competir; Auditor a sistemas de HACCP pela empresa SGS Portugal; Especialização em Direção de Segurança, Gestão de Serviços de Segurança, pela Universidade Aberta e a mais recente Especialização em Gestão da Manutenção pela entidade ISQ Academy.
Que mais-valias traz este cargo para o hotel onde trabalha?
Acredito que muitas, mas destaco uma. O conhecimento aprofundado do “back of the house” e das dinâmicas internas dos diversos departamentos, que permitem que haja um sentido de priorização dos afazeres para que o bem-estar do hóspede esteja, e seja, sempre 100% assegurado em todos os momentos da sua estadia. Refiro, muitas vezes, que temos de ser neutros e imparciais em cada uma das equipas que gerimos, sem que haja qualquer pó por debaixo do tapete. O essencial é sabermos que, em cada dia de trabalho, recorremos aos recursos e elementos técnicos/humanos mais válidos para que a decisão que estamos a tomar ou influenciar seja sempre a mais benéfica para com a organização que representamos.






















































