O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, presente ontem, em Lisboa, na tomada de posse da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal, destacou que a relação com a associação “é para nós um desafio que passa também por aquilo que é o trabalho conjunto com os diretores de hotéis, em muitos casos, naquilo a que chamamos hotéis de destino, em que são decisivos para a valorização do território, são decisivos para a valorização até de dimensões de destinos turísticos que não têm a maturidade dos destinos urbanos e, portanto, é muito relevante o papel que eles fazem e também aqui quis deixar ficar essa nota”.
Em declarações a ambitur.pt, o responsável destaca ainda o trabalho conjunto que tem feito com a ADHP, nomeadamente no capítulo da valorização das profissões. “Entende o Governo, aquilo que tem sido, em alguns casos, o posicionamento que a ADHP tem tido nas propostas que fez e que estão no âmbito do próprio Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos, que está neste momento em consulta no Ministério das Infraestruturas e aguarda aparecer. Do nosso ponto de vista, foram feitas propostas bem ao encontro da proposta de valor da ADHP”.
Por outro lado, Pedro Machado aproveitou a ocasião para indicar que a Estratégia Turismo 2035 irá ser apresentada em setembro, sendo uma projeção para os anos vindouros. “Na Estratégia 2035, olhamos claramente para o capítulo da valorização das profissões, muito em particular, por um lado, para suprir a falta de mão-de-obra, mas mais do que suprir a falta de mão-de-obra, é nós encontrarmos condições físicas e financeiras para que não o salário mínimo, mas o salário médio das pessoas que trabalham no setor do turismo possa acompanhar aquilo que é a ambição do país. E esse é um trabalho que, obviamente, resulta desta parceria, deste trabalho conjunto com a ADHP”, considera o secretário de Estado.
Por Pedro Chenrim






















































