A fintech Younited Credit, marketplace de crédito ao consumo que trabalha na Europa Continental, acaba de divulgar dados de créditos solicitados em Portugal durante terceiro trimestre deste ano, reportando terem sido efetuados quase 70 mil pedidos, num total de mais de 621 milhões de euros, crescimentos respetivos de 11,5% e 6,5% face ao período homologo.
O pódio das três categorias com mais créditos pedidos somam um total superior a 460 milhões de euros (mais 20% em relação ao terceiro trimestre de 2020) e é composto por ‘Consolidação de Créditos’ (183 milhões de euros), ‘Obras’ (165 milhões de euros) e ‘Carro Usado’ (110 milhões de euros). Este é um topo que se mantém inalterado face a igual período de 2020, com crescimentos de, respetivamente, 7%, 42% e 20%. No seu conjunto, estas categorias receberam um total de 43 mil pedidos de crédito em Portugal, um aumento combinado de 23% face ao terceiro trimestre de 2020.
Por outro lado, com o levantamento das restrições devidas à pandemia provocada pelo novo coronavírus, foram muitos portugueses que aproveitam para voltar aos planos deixados em suspenso, nomeadamente no que diz respeito a viagens e a casamentos. Entre os meses de julho e setembro, foram mais de 13 milhões de euros pedidos pelos portugueses para viajarem, um aumento de 59% face aos valores solicitados à Younited em igual período do ano passado. Já para festas de casamento, foram pedidos mais de 8,5 milhões de euros em igual período, um aumento de quase 15% em relação ao terceiro trimestre de 2020.
“Os dados que temos a oportunidade de analisar mostram-nos como a pandemia e as consequentes medidas de prevenção decretadas pelos governos, impactam a vida de todos nós.” afirma Annie Criscenti, Deputy CEO da Younited Credit em Portugal, acrescentando ainda que “agora que começamos a observar uma diminuição das restrições, muitos são os portugueses que voltam a olhar para o futuro e a fazer planos que tinham deixado de lado, mas também vemos como os tempos que vivemos estão a impactar o futuro. Usamos mais os espaços da nossa casa, nomeadamente para trabalhar em tantos casos, e estas são tendências que podemos observar nos pedidos que nos chegam.”
Recorde-se que a fintech europeia entrou no mercado nacional em junho de 2018, tendo alcançado a meta dos €10 milhões em créditos concedidos nos primeiros 10 meses de operação no país. Presente em vários países como França, Itália, Espanha e Alemanha, a Younited Credit opera exclusivamente online e quer transformar o sistema bancário para torná-lo mais equilibrado e transparente. Recentemente a Younited anunciou ainda um novo financiamento de 170 milhões de dólares, que serão utilizados para três objetivos estratégicos: consolidação da presença na Europa, lançamento de novos produtos financeiros e desenvolvimento de tecnologias inovadoras.





















































