A Ambitur.pt continua a dar-lhe a conhecer um pouco melhor os profissionais que trabalham no setor hoteleiro nacional. Desta vez estamos com Vitor Santos, general manager do Memmo Baleeira Hotel.
Atual cargo: General Manager Memmo Baleeira Hotel
Data de nascimento:13/09/1983
Local onde nasceu: Porto
Formação: Hospitality (Cornell GMP Program, ADHP Especialização Hoteleira, Surrey Revenue Management,Basque Culinary)
1º emprego: Riverwoods
Última função antes de assumir a atual: General Manager – Octant Ponta Delgada
Qual o foco da sua função profissional: A indústria do Turismo e Hospitalidade atravessa talvez a fase mais entusiasmante da sua história. É hoje um espaço de inovação constante, onde múltiplos fatores se tornam determinantes para o sucesso dos produtos e das marcas.
Preocupa-me o facto de cada vez mais os grandes grupos hoteleiros estarem a expandir as suas marcas por inúmeros edifícios e destinos, transformando a hotelaria numa indústria previsível, estandardizada e, muitas vezes, aborrecida, onde o verdadeiro espírito de inovação e autenticidade se perde em Mapas financeiros de P&L.
Ao longo do meu percurso profissional, o foco da minha função tem sido precisamente o oposto, repensar e reinventar a experiência hoteleira, tornando-a mais humana, autêntica e transformadora, em profunda ligação com o lugar onde acontece.
Acredito na necessidade de uma nova hotelaria, verdadeiramente transformadora, que vá além da estética ou do serviço e que repense o seu papel social e humano. Uma hotelaria que promova saúde, mobilidade e bem-estar, que seja mais saudável e sustentável, e que eduque e inspire novas formas de viver. Uma hotelaria que deixe uma marca positiva e faça com que as pessoas saiam de um hotel diferentes de quando entraram mais conectadas, mais conscientes e mais humanas.
Para mim, um hotel pode e deve ser muito mais do que um simples local de estadia, deve ser um agente de mudança, capaz de inspirar pessoas, regenerar lugares e transformar vidas através de uma hospitalidade genuína, com alma e propósito.
O que mais privilegia na vida e enquanto profissional: Tenho uma intensa paixão por viajar, que sempre me inspirou a compreender diferentes culturas, formas de viver e expressões de hospitalidade. É essa curiosidade pelo mundo que alimenta a minha forma de liderar, com abertura, empatia e uma vontade constante de aprender.
Olho hoje para a minha carreira não como uma corrida de 200 metros barreiras, mas como uma maratona , uma jornada que exige resistência, resiliência e criatividade. Por isso, considero o tempo dedicado ao desporto e à mobilidade na natureza essencial para manter equilíbrio, clareza e energia.
Valorizo marcas e projetos com propósito, que me desafiem a crescer não apenas como profissional, mas como pessoa. Porque não é o salário no fim do mês que inspira, mas sim a possibilidade de fazer parte de uma hotelaria com sentido humana, inovadora, consciente e transformadora.


















































