Proprietários, operadores, investidores e promotores de toda a indústria da leisure hospitality vão reunir-se em Lisboa para discutir oportunidades para o setor no Resort & Residential Hospitality Forum. Antes do evento, que vai decorrer no hotel Epic Sana Lisboa de 9 a 11 de outubro, os líderes da indústria dão a sua opinião sobre as tendências e temas emergentes que serão abordados e dão uma amostra de algumas das novidades que irão partilhar.
Investir na localização
Depois de um ano surpreendente para o turismo, com as pessoas a quererem viajar com mais frequência e a considerarem isso uma necessidade, em vez de um gasto discricionário, os promotores e operadores estão a ver oportunidades significativas em investimentos em resorts de lazer. O viajante pós-pandemia quer explorar, ser criativo na escolha do destino e experimentar viagens únicas em novas culturas.
Este sentimento é ecoado pela marca hoteleira multicontinental Marriott, que está a registar um grande crescimento em resorts, com muitas oportunidades de investimento.
Dana Jacobsohn, international chief development officer, U.S. luxury brands and global mixed-use da Marriott, afirma: “Quase todos as localizações no nosso pipeline são em resorts. Só neste ano, temos o W Gramado, com um “feel” da Suíça nas montanhas do sul do Brasil. Um W Hotel e W Residences estão a chegar ao México na [comunidade costeira de Cancun] Costa Mujeres. Para cada projeto, fazemos muitas análises para garantir que a procura é forte, que haja conectividade e transporte aéreo suficientes para proprietários e hóspedes chegarem ao local e que haja amenities, wellness e cultura nas proximidades.”
A experiência
A indústria da hospitality tem assistido a um fluxo sustentado de gastos, com poupanças e “revenge travel” a desempenharem um papel importante o ano passado, um ano de negócios surpreendentemente bem-sucedido. No entanto, com as “revenge travel” a começarem a “arrefecer”, como é que as empresas estão a equilibrar valor e luxo para atrair múltiplos mercados?
O foco na experiência e no design é fundamental, afirma Margarida Caldeira, Broadway Malyan’s global hospitality lead. Margarida Caldeira, que participará na sessão New Beginnings: Refurbishing and Repositioning Leisure Properties na quarta-feira, 11 de outubro, acredita que o design pode ajudar a definir o cenário para os hóspedes e proporcionar-lhes uma experiência autêntica.
Fazendo referência ao primeiro Hotel Renaissance de Portugal, que acaba de abrir no Porto com design de interiores da Broadway Malyan, Margarida Caldeira refere: “Os hóspedes querem sentir que estão a descobrir um local quando ficam num Hotel Renaissance, e é o nosso trabalho enquanto designers de interiores criar uma narrativa sedutora e irresistível. “Queríamos criar um verdadeiro sentido de localização com uma abordagem que capturasse a história, a vibração e a cultura da comunidade local, da Lapa, e do Porto, ao mesmo tempo que introduzíamos aquele importante elemento surpresa com contrastes e justaposições que dessem uma resposta emocional aos hóspedes.”
A ascensão do ‘bleisure’
Embora as viagens de negócios ainda permaneçam atrás dos números de 2019, surgiu um novo mercado com o ‘bleisure’, a mistura de negócios com lazer, acrescentando receitas às ofertas das marcas. Juntamente com o surgimento das viagens “bleisure”, está a aumentar o interesse em “branded residences”. Devido às possibilidades de estadia prolongada e à sensação de “casa longe de casa”, este formato é, sem surpresa, uma excelente opção para viajantes de negócios que procuram prolongar a sua viagem com famílias e amigos.
Jaidev Menezes, regional vice president, mixed-use development EMEA na Marriott International, discutirá o futuro das branded residences e abordará novos desenvolvimentos interessantes no painel Branded Residential Panel: Growing Opportunities in Reshaping Living Experiences na terça-feira, 10 de outubro. Jaidev Menezes falará sobre o lançamento da primeira branded residence da Albânia e sobre a velocidade recorde de vendas e preços premium em projetos “branded residencial” no Dubai.Tendências mais amplas serão examinadas numa série de sessões, nomeadamente, Travel Advice: Staying Ahead of Travel Flow and Trends (Terça-feira, 10 de outubro), onde especialistas analisarão a natureza mutável da procura por viagens e o seu impacto na indústria.
Manter o ESG em mente
Além de proporcionar as melhores experiências aos hóspedes, a indústria certamente não está a desviar a atenção dos esforços ESG em curso, à medida que as empresas procuram novas formas de retribuir à comunidade local e aos efeitos ambientais mais amplos sentidos pelo turismo de massa. Apesar das ondas de calor no sul da Europa neste verão, o turismo grego está no caminho para um ano recorde, afirma Marinos Giannopoulos, of R&R Forum sponsor Enterprise Greece. Isto, refere, levou a uma diversificação no mercado de turismo da Grécia e ao foco na sua evolução para o futuro. “O ano de 2023 foi marcado por uma mudança distinta tanto na sazonalidade como nas preferências geográficas dos visitantes. Estão a chegar mais pessoas fora da época turística alta de verão, selecionando destinos menos populares e que procuram experiências únicas e com melhor relação custo-benefício.” A forma como as estratégias ESG podem aumentar o valor dos ativos no longo prazo serão discutidas na sessão ESG Strategies for the Top and Bottom Line, no dia 10 de outubro.
Joe Stather, VP market lead, operational real estate da Questex, comenta: “É um momento emocionante para resorts, residências e lazer e estamos ansiosos para discutir todos os aspetos deste mercado em rápida evolução no The Resort and Residential Hospitality Forum 2023. Com os nossos speakers, ativos no setor, temos uma riqueza de conhecimentos e insights para partilhar, portanto, quem pretenda saber o que está a acontecer no mercado do lazer, que tendências estão a impulsionar o setor e onde estão as oportunidades na região EMEA, não vai querer perder.”






















































