O Grupo Royal Caribbean, representado em Portugal pela Melair, celebrou um acordo de longo prazo com o estaleiro Meyer Turku, garantindo o direito de construção no estaleiro ao longo da próxima década. No âmbito deste acordo, o grupo confirmou a encomenda do Icon 5, com entrega prevista para 2028, sujeita a financiamento, e acrescentou uma nova opção para a construção do Icon 7, que se junta à opção previamente anunciada para o Icon 6.
Este acordo de longo prazo fortalece a parceria entre o Grupo Royal Caribbean e Meyer Turku, um dos maiores e mais modernos estaleiros do mundo especializados em navios cruzeiro, posicionando o Grupo Royal Caribbean para lançar uma nova classe de navios inovadora, que supera a classe Icon.
“À medida que continuamos a reinventar o futuro das férias, estamos entusiasmados por dar continuidade à colaboração com o estaleiro Meyer Turku no desenvolvimento da Classe Icon, enquanto nos preparamos para inaugurar uma nova era de inovação que irá transformar profundamente o setor do turismo até 2036”, afirma Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean. “Este é um momento entusiasmante para a nossa empresa, e é com grande orgulho que iniciamos esta nova fase da nossa história ao lado dos nossos estimados parceiros — o estaleiro Meyer Turku, o governo finlandês e o cluster marítimo da Finlândia”, acrescentou.
Até ao momento, o estaleiro Meyer Turku construiu e o Grupo Royal Caribbean lançaram dois navios da Classe Icon: o Icon of the Seas (janeiro de 2024) e o Star of the Seas (agosto de 2025). O terceiro navio da classe, o Legend of the Seas, tem estreia prevista para o verão de 2026. A entrega do Icon 4 está programada para 2027.
O CEO do Meyer Turku, Casimir Lindholm, afirmou “Com a assinatura deste acordo, damos início a um plano conjunto para a próxima década, em colaboração com o Grupo Royal Caribbean e outros parceiros estratégicos, que prevê a construção de novos navios da Classe Icon e impulsionar o futuro da construção naval na Finlândia ao longo dos próximos anos.” “Sinto um enorme orgulho pelo reconhecimento que estas encomendas representam, tanto para os profissionais altamente qualificados do estaleiro Meyer Turku, como para a excelência da indústria marítima finlandesa”, acrescentou Lindholm.
As encomendas posteriores ao Icon 5 estão sujeitas ao exercício das opções por parte do Grupo Royal Caribbean e à celebração de contratos definitivos de construção, que deverão cumprir as condições habituais, incluindo a obtenção de financiamento.
Reconhecido pela sua tradição na construção de navios de referência mundial, o estaleiro de Turku já entregou 25 navios ao Grupo Royal Caribbean desde meados da década de 1990. Cada navio de cruzeiro desta dimensão representa o maior projeto industrial individual realizado na Finlândia, empregando cerca de 13.000 pessoas diretamente no Meyer Turku e na sua rede de parceiros. Este setor contribui anualmente com mais de mil milhões de euros em valor acrescentado para a economia finlandesa.
Com o Meyer Turku e a indústria marítima finlandesa na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias energéticas e ambientais que impulsionam a transição verde, os seus esforços estão a reforçar a competitividade internacional da Finlândia, e a consolidar a sua reputação como país de excelência na construção de navios de cruzeiro. Apoiado por uma vasta rede de empresas especializadas, com capacidades excecionais em design, tecnologia de ponta e gestão de projetos de elevada complexidade.
Com um ecossistema único que já conta com nove novos navios em desenvolvimento, sete destinos em terra previstos até 2028, experiências exclusivas e um ecossistema digital integrado, o Grupo Royal Caribbean está a implementar uma estratégia plurianual que redefine o futuro das férias, abrangendo cruzeiros oceânicos, fluviais e experiências em terra, reforçando a sua posição como líder em inovação no setor do turismo.






















































