
A Solférias apresentou ontem, na Estufa Fria, em Lisboa, a sua programação de inverno 2025/2026. Sónia Regateiro, Chief Operating Officer do operador turístico, esteve à conversa com a imprensa e adiantou algumas novidades já para o próximo verão. O Egito, que é já o segundo principal destino da Solférias, depois de destronar o Senegal, é uma das grandes apostas para o verão de 2026 . Depois do sucesso do voo do Porto para a costa norte,este ano, a operação será reforçada com um voo para Sharm El-Sheikh a partir do Porto. O voo Porto – Sharm El-Sheikh funcionará às terças-feiras, e o Lisboa – El Alamein deverá partir entre quarta e quinta-feira, não havendo ainda um dia concreto pois o operador aguarda pela autorização de slot no Aeroporto da capital. “Queremos reforçar esta nossa aposta, porque é um destino fabuloso e muito complete, desde praias, cultura, história e vida noturna”, explica Sónia Regateiro, que adianta que as operações vão arrancar em junho e terminar em setembro de 2026.
Para o inverno 2025/2026, os charters para o Réveillon são sempre os primeiros a sair para a rua e, este ano, já desde junho que a Solférias colocou os programas para o Brasil nesta época festiva. É neste contexto que Sónia Regateiro aproveita para anunciar uma má notícia, já divulgada ao mercado: o cancelamento de um dos voos para o Brasil no Réveillon “por dificuldades operacionais”. Ou seja, em vez de dois aviões da companhia aérea HiFly, o operador passa a contar apenas com um aparelho para o Fim de Ano, o que obrigará a fazer Lisboa- Maceió-Natal no dia 28 de dezembro, com dois voos a sair do Porto (Salvador e Maceió), nos dias 26 e 27 de dezembro. A COO da Solférias garante que já “tínhamos travado as vendas pois sabíamos que havia dificuldades, quer em termos de slots do Aeroporto de Lisboa, quer de aeronaves”, mas admite que, neste momento, com esta redução de capacidade, “ficamos ainda em piores lençóis a nível de disponibilidade pois temos, ao dia de hoje, cinco lugares para vender no Porto-Salvador, nove para Lisboa-Maceiõ e 12 no Porto-Maceió”. Quem já tinha comprado o Lisboa-Natal, continua a ter a opção, fazendo escala em Maceió, recorda a responsável, mas se não quiserem alterar a data de partida para dia 28, podem cancelar sem despesas.
Sónia Regateiro assegura, no entanto, haver ainda muita oferta para o Fim de Ano, nomeadamente, Cabo Verde, com voos regulares, já que os charters já estão esgotados, mesmo com a Solférias a assumir um extra sozinha, o Porto-Sal, a 27 de dezembro. O operador conta ainda com os três voos para o Funchal (dois do Porto e um de Lisboa), ainda tendo disponíveis lugares para o Dubai, com a Emirates, ou lugares com a TAP para Marraquexe, além da tradicional oferta ao nível de Portugal continental.
Lançado em agosto, em voos regulares, Omã é uma das novidades da programação do operador turístico para este inverno, complementando a oferta no Médio Oriente. A responsável refere que o destino “tem suscitado alguma curiosidade no mercado” e que se tem sentido uma maior procura para combinados (Dubai-Omã ou Abu Dhabi-Omã).
Outra forte aposta da Solférias é os EUA e “as próprias tecnologias têm-nos permitido esta diversificação de oferta”, explica Sónia Regateiro. O operador já tem Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, Orlando ou Miami e garante que irá alargando a oferta “à medida que o sistema nos vai permitindo e que os nossos gestores de produto vão analisando os produtos para os publicarmos com confiança”. Relativamente à nova política de entrada neste país, a responsável espera que não venha afetar a operação, mas admite sentir uma retração e menor procura pelos EUA. Por outro lado, adianta que o operador tem sentido alguma procura por combinados EUA+Havai. Aruba e Bahamas já faziam parte da programação, que foi alargada a outras ilhas das Caraíbas como Curaçao, Granada ou Antigua. “Estamos a abrir continuamente novos destinos, porque a tecnologia já nos permite ter pacotes flexíveis, não perdendo a especialização dos destinos, e aumentando mais a panóplia de destinos Solférias”, resume.
Por fim, Sónia Regateiro deixa a vontade de o operador lançar, “muito em breve”, em voo regular, destinos como as Filipinas ou Coreia do Sul.
“A venda de voos regulares é superior aos charters”

Nuno Mateus, diretor geral da Solférias, dirigiu-se aos cerca de 489 agentes de viagens confirmados no evento de Lisboa afirmando que este “foi um ano em que houve muita operação”, e onde “as coisas correram bem”, mesmo apesar das dificuldades do Aeroporto de Lisboa.
Nos destinos charter, o responsável destacou cabo Verde, que “bate recordes atrás de recordes”, lembrando a abertura da Solférias Cabo Verde, há pouco mais de um ano, cujo balanço “é extremamente positivo”. No segundo lugar do pódio está o Egito, a grande novidade deste verão e onde a Costa Norte “foi um grande sucesso”. E, no final do TOP 3, a Tunísia, com sete voos divididos entre Djerba e Tunísia Continental.
Porém, Nuno Mateus lembrou que a Solférias não é só voos charter e salientou mesmo eu “até agora, a venda de voos regulares é superior aos charters”.
Como novidade, destacou ainda as entradas integradas na Disneyland Paris, que permitem tirar reservas com muita antecedência e possibilidade de cancelamento até oito dias antes da partida. Referiu também que será em 2026 que o parque temático inaugurará o espaço Frozen.
Por Inês Gromicho






















































