Uma quinta-feira bem quente e uma noite tropical com vista para o Rio Douro foi o cenário perfeito para a inauguração oficial do Tivoli Kopke Porto Gaia.
Este hotel, ou “resort urbano”,como gosta de lhe chamar o Diretor-Geral Francisco Viana Brito, conta com 150 quartos e iniciou a sua operação no passado mês de fevereiro, depois de ter começado as primeiras obras em 2021.
Num investimento total de 50 milhões de euros, este alojamento resulta da afirmação da centenária marca de vinhos do Porto, Kopke, no mundo hoteleiro, e da escolha da Tivoli Hotels para completar um serviço de excelência.

Em declarações aos jornalistas, o Diretor-Geral confirmou que este hotel posiciona-se para três segmentos: lazer, MICE e wine enthusiasts, até porque continua ativa uma cave com 2,5 milhões de litros de vinho, passível de ser visitadas pelos hóspedes mais interessados. Além disso, o espaço conta com uma garrafeira vintage, neste momento fechada ao público.
Com uma aposta forte para os eventos, Francisco Viana Brito destacou uma oferta variada para diferentes propostas: múltipla salas, possibilidade de usar o espaço exterior e até a cave pode ser utilizada para assinalar momentos bem especiais. A agenda para o MICE em 2025 está bem encaminhada, garantiu o responsável, que comentou ainda que, em breve, até casamentos poderão chegar ao Tivoli Kopke Porto Gaia.
Em relação aos mercados em destaque desde a abertura há quatro meses, espanhol, americano e brasileiro são o top 3. Contudo, o Diretor-Geral demonstrou a agradável surpresa do mercado nacional, que pode ter sido impulsionado pelo facto da Tivoli ser uma marca bem conhecida junto dos portugueses.
O preço médio anual, por noite, espera-se nos 400 euros, correspondendo à procura crescente que a região Norte e o Porto têm recebido nos últimos anos.
Wellness aliado à vinoterapia
No campo do bem-estar, o “resort urbano” oferece uma gama de tratamentos aliados à vinoterapia, e conta com cinco salas de tratamentos, piscina interior, sauna e banho turco. Para os dias mais quentes, os hóspedes são convidados a desfrutar da piscina exterior, com vista para o Rio Douro e para a emblemática ponte de D. Luís.
Gastronomia com sabor “Michelin”
A oferta gastronómica do Tivoli Kopke Porto Gaia promete igualmente ser um dos marcos das estadias/visitas. No restaurante 1638 existem um menu de 11 momentos inspirados nas vivências do chef Nacho Manzano, que já conta com três Estrelas Michelin no seu portfólio. No restaurante Boa Vista, o conceito é mais de partilha e os pratos do chef não podem ser mesmo deixados de fora da experiência.
O hotel conta ainda com o Sky Bar, com vista rio, num terraço imperdível para os melhores suestes da cidade, com o Pool Bar, que auxilia a piscina exterior, e com o Wine Bar, onde se podem beber dos melhores vinhos da Kopke.
Em relação à concorrência nesta localização, que conta com o Yeatman, um Hilton e outros hotéis de referência, Francisco Viana Brito considera “positiva” e uma “mais valia para todos”.
A inauguração do Tivoli Kopke Porto Gaia aconteceu esta quinta-feira, 29 de maio, sob a presença de diferentes personalidades, como o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e o Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.
Por Diana Fonseca


























































