Depois de ter sido recentemente distinguido na categoria de Práticas Sustentáveis pelos prémios regionais dos Best of Wine Tourism 2026, Ventozelo Hotel & Quinta foi agora premiado com o reconhecimento a nível global dos mesmos galardões, que celebram anualmente a excelência no enoturismo nas melhores regiões vinícolas do mundo.
Naquela que é já a sua 24ª edição, o evento destacou projetos capazes de aliar a tradição e a inovação, a autenticidade e a criatividade, a sustentabilidade e a qualidade nas suas infraestruturas e serviços, mas também no impacto da sua atividade na região e na comunidade envolventes. Entre os sete projetos destacados na região do ‘Porto, Douro e Vinhos Verdes’, Ventozelo Hotel & Quinta foi eleito Vencedor Global 2026, sendo considerado o melhor enoturismo desta região.
“É com grande satisfação e orgulho que recebemos a distinção de Global Winner – Best Of Wine Tourism 2026, uma das mais prestigiadas iniciativas internacionais, promovida pela rede Great Wine Capitals”, afirma Elsa Couto, diretora de Marketing e Comunicação de Ventozelo Hotel & Quinta. “Esta distinção consolida a posição de Ventozelo Hotel & Quinta entre os melhores projetos de enoturismo a nível mundial, reafirmando o nosso compromisso em proporcionar experiências autênticas e de excelência a todos os que nos visitam. Com este reconhecimento, o Douro afirma-se também como uma das regiões de enoturismo mais reconhecidas do mundo”.
Nesta edição dos Best Of Wine Tourism, o júri recebeu 83 candidaturas da região do ‘Porto, Douro e Vinhos Verdes’, tendo apurado somente sete vencedores regionais em categorias distintas – desde a sustentabilidade à arquitetura, passando pela gastronomia e a arte & cultura, entre outras. Avaliado o conjunto geral de categorias, Ventozelo Hotel & Quinta consagrou-se agora como vencedor global na região.
“Expressamos o nosso profundo agradecimento a toda a equipa, a quem este prémio verdadeiramente pertence, pelo trabalho diário que contribui para a valorização e sustentabilidade desta região única, garantindo um Douro melhor para as gerações futuras”, conclui Elsa Couto.
Com morada em São João da Pesqueira, Ventozelo não é apenas um hotel. É, sobretudo, uma quinta, habituada a receber com hospitalidade todos quantos ali chegavam, e que agora nos convida a ficar mais tempo, para descansar e usufruir da beleza soberba da paisagem duriense. Ao todo são mais de 500 anos de história e de 400 hectares de ar puro para explorar. Com 29 quartos, restaurante farm-to-table, provas de vinhos, centro interpretativo, percursos pedestres, atividades de turismo de natureza e cinegéticas, Ventozelo Hotel & Quinta oferece um conjunto de experiências fortemente ligadas à ruralidade, nomeadamente à vinha e ao vinho, à gastronomia, à paisagem, à história e aos saberes do Douro.





















































