Público
“Receita da taxa turística aumenta 47% até junho”
As autarquias que cobram taxa turística arrecadaram cerca de 30 milhões de euros com este imposto sobre as dormidas de alojamentos turísticos no primeiro semestre deste ano. As receitas ultrapassaram, pela primeira vez, o registado no pré-pandemia, ficando 38% acima do primeiro semestre de 2019. É o que mostra o levantamento feito pelo Dinheiro Vivo, números que comprovam os novos recordes do mercado turístico que estão a ser registados este ano.
“Preços dos alojamentos turísticos pressionam a inflação”
Com mais uma subida de 10% só no mês de agosto, os preços dos quartos de hotel ou de alojamento local passaram a ser, entre as diversas subclasses de bens e serviços utilizadas pelo INE, os que tiveram um maior agravamento face ao ano passado, contribuindo de forma significativa para que a inflação voltasse a subir em Portugal no mês passado.
Diário de Notícias
“Opinião de Ana Jacinto: «Sensibilidade e bom senso»”
Quando por estes duas continuo a ouvir e ler comentários sobre alegados “valores abusivos” cobrados por restaurantes, vem-me à memória o título da obra da inglesa Jane Austen. Se nesta matéria é preciso muito bom senso, não é menos necessário um mínimo de sensibilidade. E não me refiro só aos clientes, mas também a quem os serve e que decide, por direito legal, aplicar as normas de funcionamento internas que bem entender no seu estabelecimento.
Negócios
“Câmara de Grândola chumba Jncquoi da Amorim Luxury”
A autarquia de Grândola chumbou o pedido de licença de utilização do restaurante Jncquoi situado na praia do Pego, pertencente à Amorim Luxury. A decisão prende-se com o facto de a Amorim Luxury ter realizado obras neste restaurante de praia que não tinham sido previamente autorizadas pela autarquia.
“Governo já tem coordenadas para descolar com venda da TAP”
A consultora EY e o Banco Finantia já entregaram os relatórios preliminares das avaliações da TAP à Parpública, um dos passos necessários para poder avançar com o processo de reprivatização da companhia de bandeira. Apesar de já ter recebido os relatórios preliminares, a entidade responsável por gerir as participações do Estado pode pedir ajustes na métrica de avaliação. E dependendo dos pedidos de alteração, os prazos podem resvalar.
Jornal de Notícias
“Proprietários querem passar AL para casas de férias”
A maioria dos proprietários de alojamento local não pretende passar as casas para o mercado de arrendamento habitacional. Um estudo, divulgado ontem, revela que a opção pode ser alugar as casas a estrangeiros para férias. Para o presidente da ALEP, o inquérito, feito por investigadores da NOVA School of Business Economics, confirma que o pacote de medidas do Governo vai “destruir muito” e “trazer pouco para a habitação”.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.




















































