Expresso
“Turismo ajuda a evitar queda do PIB no segundo trimestre”
A economia portuguesa sofreu um forte abrandamento no segundo trimestre face aos primeiros três meses do ano, mas, com a ajuda do turismo e do consumo de bens duradouros, evitou uma contração. Economistas apontam, em média, para crescimento de 0,2%, puxado pelo turismo, que tem as suas dormidas a ser impulsionadas pelos mercados externos, com destaque para o Canadá e EUA.
“Mais um verão sob pressão num aeroporto à espera de obras”
Com o aeroporto no limite da sua operacionalidade e com quase 700 voos por dia, o Aeroporto Humberto Delgado prepara-se para um período de grande perturbação nos dias que antecedem a visita papal a Lisboa. A JMJ vai dificultar a chegada de passageiros e trabalhadores ao aeroporto e provocar stress adicional. ANA faz obras de conforto, mas intervenção mais profunda precisa de luz verde da APA e de libertação de espaço.
“Burocracia atrasa avaliação do novo aeroporto”
O prazo para a entrega das conclusões da Avaliação Ambiental Estratégica para a localização do novo aeroporto, previsto para o final do ano, deverá derrapar e passar para o início de 2024. Rosário Partidário, coordenadora-geral da CTI, admitiu que há um atraso de cerca de seis meses na contratação de estudos que irão apoiar a avaliação.
“CPI à TAP: relatório final aprovado só pelo PS”
O relatório final da CPI à TAP foi aprovado nesta quinta-feira em sede de comissão, apenas com os votos do PS. Apesar de os socialistas terem aprovado algumas propostas do BE, PCP e Chega, as propostas aceites não foram suficientes para que os partidos mudassem a sua posição inicial.
Negócios
“Privatização da TAP só arranca em setembro”
A aprovação do decreto-lei sobre a a venda da TAP pode derrapar para setembro. Em causa está o eventual atraso na entrega das avaliações contratadas à EY e ao Banco Finantia sobre a avaliação da companhia aérea, que só deverão estar prontas na segunda quinzena de agosto. O valor da TAP é um elemento fundamental para a decisão que será tomada pelo Governo em Conselho de Ministros.
O Jornal Económico
“Madeira: movimento de aeronaves sobe 23%”
Os aeroportos da Madeira registaram um crescimento de 37,2% no número de passageiros, para os 1.885 mil, até maio, enquanto que as aeronaves tiveram uma subida de 23,7%, indicam os dados da Direção Regional de Estatística. Os voos internacionais tiveram um peso de 52,9%.
“Madeira: dormidas em alojamento turístico sobem 8%”
O turismo da Madeira viu as dormidas nos alojamentos turísticos da região subirem 8,5%, em maio, para os 964,2 mil, face ao período homólogo. A entrada de hóspedes teve um crescimento de 3,6%, para os 198,5 mil, de acordo com os dados da DREM.
“Fisco prepara inspeção ao Alojamento Local”
A AT vai lançar um raide surpresa ao nível nacional sobre os estabelecimentos de AL. Na mira estão unidades recentes, bem como baixa faturação ou entregas de declaração de IVA em atraso.
Vida Económica
“Airbus aumenta entregas em 6%”
A Airbus entregou 316 aviões no primeiro semestre, o que se traduz num aumento de 6%, face a igual período do ano passado. No mês de junho, o construtor europeus de aviões entregou 72 aparelhos, num aumento homólogo de 20%. O objetivo da Airbus passa por garantir a entrega de um total de 720 aviões este ano.
“Saída do alojamento local dá lugar a isenções fiscais”
O Governo está a desenvolver esforços e a avançar com medidas que permitam uma aceleração no crescimento do mercado do arrendamento. Assim, os proprietários que optarem por retirar as respetivas casas do alojamento local até ao final de 2024 e as colocarem no arrendamento habitacional poderão beneficiar de isenções de IRS ou de IRC sobre as rendas até ao final de 2029.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.





















































