A WTTC acaba de divulgar o seu mais recente Relatório de Impacto Económico que mostra que o setor do turismo em Portugal está à beira de um ano histórico, com o seu contributo económico a dever superar os 54 mil milhões de euros. Os dados, em colaboração com a Oxford Economics, apontam para um aumento de 24,3% face a 2019, representando 20% da economia nacional, cimentando o papel do setor como um impulsionador económico chave.
De acordo com a organização, o setor deverá sustentar 1,14 milhões de postos de trabalho, um crescimento de 126 mil postos de trabalho relativamente aos níveis de 2019.
Com o governo a continuar a priorizar o turismo, os gastos de turistas internacionais e domésticos deverão atingir os 30,7 mil milhões de euros e 17,9 mil milhões de euros, respetivamente.
Em 2023, o contributo do turismo cresceu 8,6% para os 52 mil milhões de euros, representando 19,6% do desempenho económico total de Portugal, 19,5% acima do máximo de 2019. O setor sustentou 1,11 milhões de postos de trabalho no país, acrescentando 91 mil aos números de 2019. Os gastos de visitantes internacionais aumentaram 9,2% para 29,6 mil milhões de euros, com as despesas dos turistas domésticos a subirem quase 5% para 17,2 mil milhões de euros.
De acordo com Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC, “o turismo em Portugal é um pilar da economia do país, impulsionando o crescimento e contribuindo com 1,1 milhões de postos de trabalho. Os esforços do Governo no sentido de incentivar o turismo tiveram um papel essencial na atração de mais visitantes ao país, levando a um crescimento e oportunidades sem precedentes. O fluxo permanente de turistas de todo o mundo resultou em contributos económicos expressivos e Portugal é um destino turístico de topo, e o futuro do setor parece excecionalmente promissor”.
A próxima década em Portugal
A visão para a próxima década é excecionalmente animadora, segundo as previsões da WTTC. Até 2034, o setor deverá ter impulsionado significativamente a economia de Portugal, contribuindo com cerca de 66,5 mil milgões de euros, ou 22,4% da economia total.
Também se espera que o setor seja uma fonte fundamental de criação de emprego, dando trabalho a quase 1,4 milhões de pessoas no país, representando um em cada quatro trabalhadores.
Os números na União Europeia
O setor do turismo na União Europeia cresceu mais de 8% em 2023 para 1,65 triliões de euros, e os postos de trabalho atingiram mais de 23,5 milhões, superando os níveis de 2019.
Os gastos internacionais aumentaram 11,5% para 471,5 mil milhões de euros, perto do período pré-pandémico. As despesas dos visitantes domésticos cresceram quase 5% para os 963 mil milhões de euros, superando o nível pré-pandemia.
A WTTC prevê que o turismo na região vai continuar a crescer com o peso do PIB a atingir quase 1,75 triliões de euros. O emprego deverá superar 24,5 milhões, os gastos dos visitantes internacionais deverá chegar aos 517 mil milhões de euros e os gastos dos turistas domésticos superarão os 982 mil milhões de euros.






















































