Já são conhecidos os nomeados para os prémios Xénios 2025, da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. A Ambitur decidiu conversar com cada um dos nomeados para conhecer melhor o seu percurso e perceber o que os motiva na Hotelaria. Rudi Azevedo, CEO e fundador da RM Hub, está nomeado para Melhor Gestor de Revenue Management.
O que significa estar nomeado para os Xénios 2025?
Estar nomeado para os Xénios, é um motivo de orgulho e de responsabilidade, pois estar nomeado já é por si só um reconhecimento do setor.
E o que significa ser o Melhor Gestor de Revenue Management?
Para mim, a grande vitória, e devo congratular os responsáveis, é o facto da ADHP ter considerado esta categoria para votação pois é o reconhecimento do setor sobre esta área profissional.
Ser o melhor Gestor de RM é no fundo o reconhecimento do meu trabalho e do meu contributo para esta área em Portugal.
Porquê trabalhar em Hotelaria?
A hotelaria é um setor dinâmico e cheio de oportunidades, que pode ser uma excelente escolha para quem procura uma carreira aliciante e gratificante. No meu caso, esta paixão vem da infância pois tive a oportunidade, por questões familiares, de percorrer a Europa e fui assimilando o gosto pelas diferentes culturas e pelos hotéis em si, sempre tive uma paixão pela hotelaria e pelo turismo no geral.
Qual tem sido o seu percurso neste setor e de que forma contribuiu para esta nomeação?
O meu percurso resulta do facto de sempre ter tido a certeza de querer trabalhar em hotelaria, nomeadamente em áreas relacionadas com a performance das unidades. Ao longo destes 20 anos fui experimentando a área comercial e de RM nas grandes marcas internacionais como IHG, Marriott, Leading Hotels of the World, Solmelia, Relais Châteaux, Design e pautei sempre a minha carreira pelos desafios profissionais em si, e não tanto pelo comodismo da proximidade geográfica da família. A nível académico, desenvolvi a 1ª Pós Graduação de RM na ESHT, IPP, criei a 1ª academia de RM certificada pela DGERT, tendo participado em inúmeras iniciativas de divulgação de RM e a minha luta tem sido tornar o RM acessível a todos aqueles que queiram aprender esta forma de gestão. Creio que a exposição pública alicerçada no meu percurso profissional, justificam a nomeação.
Qual é a sua formação?
Tenho licenciatura em Turismo pela ESTG, IPVC, possuo o título de especialista em Hotelaria pela ESHT, IPP , Pós-graduação em RM através de Cornell, Pós-graduação em Blue Ocean e Red Ocean pelo INSEAD Paris e dezenas de formações relacionadas com inteligência emocional, RM, Vendas, Marketing, entre outras.
Que mensagem gostaria de deixar aos jovens que estão agora a estudar para trabalhar na indústria hoteleira?
Pode parecer um cliché, mas de facto quero incentivá-los a sonhar, estabelecer objetivos e fazer acontecer. Para aqueles que procuram uma carreira de sucesso, recomendo que experimentem diversas realidades nacionais e internacionais, que criem uma rede de contactos, que se adaptem às circunstâncias, que sejam sempre íntegros e que respeitem os seus pares, que sejam curiosos e façam muitas perguntas, que definam objetivos quantitativos (datas, remuneração,…) para a sua evolução e acima de tudo, que acreditem neles próprios.





















































