Caminhar na Madeira é muito mais do que uma atividade de locomoção da qual saem beneficiados o nosso corpo e a nossa mente. Percorrer dezenas de quilómetros, atravessando a deslumbrante natureza madeirense é algo prazeroso que alia a atividade física à contemplação de cenários que só se podem descrever como de outro mundo. O encontro e convívio com os elementos naturais que abundam nos percursos pedestres e levadas madeirenses tornam o ato de caminhar numa das atividades mais apetecidas para quem explora o destino. Mais que isso…é já a razão que leva muitos a escolherem o arquipélago da Madeira para as suas férias.
Porque desconfiamos que existem vários percursos madeirenses de que já ouviu falar, aproveitamos esta ocasião para partilhar alguns dos menos explorados, para quem quer caminhar em paz total e em verdadeira comunhão com os elementos naturais do destino.
Caminhos por Descobrir
PR14 Levada dos Cedros

Com uma extensão de 7,2 km e duração prevista de 3 horas, a Levada dos Cedros é um trilho de dificuldade média, que tem início no Fanal. O percurso acompanha a Levada dos Cedros, uma das mais antigas da região. Construída no século XVII, com origem nos afloramentos hídricos do Lombo do Cedro, a 1000 metros de altitude, está escavada no próprio solo da encosta, estando calcetada apenas em zonas onde o solo é mais frágil.
PR3 Vereda do Burro

O percurso da Vereda do Burro é um caminho fácil de percorrer, que liga o Pico do Areeiro ao Centro de Receção do Parque Ecológico do Funchal. Com 7,2 km, e uma duração estimada de 2h40, terá aqui a oportunidade de conhecer zonas dominadas pela flora típica das regiões de altitude elevada da Madeira. Irá passar também pelo Poço da Neve, um reservatório em formato de iglô, datado de 1813, utilizado em tempos para armazenar a neve e o granizo que caíam esporadicamente nas montanhas mais altas do Funchal.
PR 6.4 – Levada Velha do Rabaçal

Descubra a magia da Levada Velha do Rabaçal, começando no Pico Gordo (ER 105). Após 800 metros, siga pela direita até à Casa do Rabaçal ou explore o imponente Túnel das Estrebarias, uma obra histórica de 1855, também comumente chamado de Furado Velho. Encante-se com a Laurissilva, Património Mundial da UNESCO, e desfrute de paisagens verdes deslumbrantes.
Este percurso combina história, natureza e vistas únicas, numa experiência imperdível na Madeira!
Um Caminho para todos
O trilho “Um caminho para todos” estende-se entre o Parque Florestal das Queimadas e o Pico das Pedras, no concelho de Santana. O percurso de 2 km tem a duração aproximada de 45 minutos e oferece às pessoas com incapacidade motora, visual, ou mobilidade reduzida, a possibilidade de estarem em contacto direto com a natureza madeirense, em total segurança.
PSPR2 – Vereda do Pico Castelo

A ilha do Porto Santo também oferece aos seus visitantes a oportunidade de caminhar na natureza. São duas as opções à disposição dos caminhantes que pretendam percorrer a Vereda do Pico do Castelo. Uma delas de 3,2 km e 1h30 de duração, outra de 4,6 km e 2h15 de caminhada. Ambas oferecem a possibilidade de usufruir do contacto com a fauna e a flora da ilha do Porto Santo e de descobrir paisagens únicas, bastante diferentes das da Madeira.
Conselhos Caminhantes
Antes de se aventurar pelas belezas escondidas das ilhas da Madeira e Porto Santo, atravessando as suas veredas e levadas, leia atenciosamente os conselhos aos caminhantes que disponibilizamos no nosso site: https://www.visitmadeira.com/pt/travel info/informacoes-uteis/conselhos-aos-caminhantes/
Consulte ainda o regime jurídico dos percursos pedestres da Região Autónoma da Madeira Decreto Legislativo Regional n. º 24/2022/M






















































