Carlos Abade vai continuar como presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal I.P. na sequência da publicação do Despacho n.º 10098/2025, de 26 de agosto, no Diário da República. A nomeação, em regime de comissão de serviço, terá uma duração de cinco anos a contar já a partir do dia de hoje. E significa que o profissional deixa de exercer o cargo em regime de substituição, passando a presidente efetivo da entidade.
Neste despacho pode ler-se que a decisão foi tomada ao abrigo do Estatuto do Pessoal Dirigente da Administração Pública, após a repetição de dois procedimentos concursais que não permitiram reunir o número mínimo de candidatos (três) exigido por lei. Deste modo, o Governo avançou para a designação por escolha e a CreSAP emitiu um parecer não vinculativo considerando que Carlos Abade é adequado para exercer estas funções.
Carlos Abade nasceu em Moçambique, a 5 de abril de 1968, e é licenciado em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, detendo um Executive Master in Finance and Control pela Católica Lisbon School of Business & Economics.
Recorde-se que o profissional assumiu o cargo de presidente do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal em regime de substituição em junho de 2023, substituindo Luís Araújo. Mas já era vogal do organismo desde 2016.






















































