De acordo com um estudo realizado pela Teleperformance, os portugueses acedem cada vez mais a ferramentas tecnológicas para marcar as suas férias, sendo que 51% dos inquiridos afirmam que efetuaram a sua última reserva num hotel ou alojamento através de agências de viagens digitais e plataformas online.
Além disso, para conhecer as instalações e pesquisar as várias opções disponíveis, 46% indica que utilizaria dispositivos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada (VR e AR).
“As conclusões deste estudo demonstram que os portugueses estão cada vez mais cientes do potencial das novas tecnologias e de como podem integrá-las no seu dia-a-dia, para facilitar processos. Para acompanhar esta tendência e necessidade, é fundamental que as empresas do setor hoteleiro e turismo disponham de bons serviços digitais”, refere Pedro Gomes, CEO da Teleperformance em Portugal.
O estudo concluiu ainda que 31% dos portugueses planeia marcar uma viagem/férias através de uma agência de viagem online e 48% refere que, para procurar e explorar destinos, utilizaria ferramentas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
“Este estudo revela que os clientes são cada vez mais digitais e as empresas do sector turístico que não estiverem bem posicionadas nesse espaço estão a perder oportunidades de mercado. Além disso, atualmente não basta ter um site para se estar presente no mundo digital; é fundamental, também, dar ao cliente acesso para se conectar ao agente de viagens através de canais digitais”, refere João Taborda, VP Travel & Tourism Solutions da Teleperformance em Portugal.
O estudo sobre o comportamento dos portugueses no que diz respeito à reserva de hotéis/alojamentos e escolha de destinos online foi realizado ao longo do ano de 2022 e contou com a participação de 1.860 portugueses num total de 31.914 pessoas de outras nacionalidades (Brasil, Franca, Itália, Suécia, China, Alemanha, Japão, Turquia, Colômbia, Índia, México, Reino Unido, Egito, Indonésia e Estados Unidos da América).