Percorrer a vila de Mértola é deixar-se encantar pelo seu casario branco disposto no socalco das ruas adornadas de laranjeiras e iluminadas pela luz intensa do sol. Nesta terra alentejana sobranceira ao rio Guadiana pode hoje conhecer um Hammam com banhos árabes e casa de chá que faz as delícias de turistas e residentes num edifício que, em outros tempos, funcionou como casa de um respeitado médico local.
Trata-se de um projeto da Câmara Municipal de Mértola que adquiriu uma das casas mais nobres da vila, exemplo da arquitetura neoclássica. Além do edifício, também o seu subsolo se tornou parte desta história, com a descoberta de vestígios e quatro gigantescas estátuas romanas sem cabeça, uma delas de um imperador, todas elas preservadas.
Hoje o edifício está restaurado e surge para unir culturas e desenvolver os sentidos de quem por ali passa. A decoração aposta em madeiras nobres, no mosaico hidráulico, no mármore e nos azulejos, salpicada por arabescos e entalhamentos com simbologia árabe e a icónica chaminé. No ar cheira a rosmaninho, menta, laranja, esteva e à doçaria regional.
O Hammam estará aberto a visitas e será um espaço para a realização de workshops de cosmética natural ou ioga facial, entre outros, propondo rituais e tratamentos inspirados nos históricos banhos de outrora. Trata-se de uma experiência halal que respeita a cultura e a história islâmicas, em parceria com a Escola Halal de Córdoba. Haverá dias de rituais só femininos e outros para homens, havendo também a possibilidade de realizar sessões para casais ou famílias.
A casa de chá, sob a responsabilidade de Sahima Hajat, vencedora do Masterchef em 2023, conta com uma carta em que não faltará húmus e falafel, cuscuz, pão árabe, babaganoushe, salada de tâmaras, e muitas outras iguarias que permitem sentir o sabor desta cultura.
*Este texto foi publicado na edição 346 da Ambitur.