A Ambitur.pt está a fazer uma ronda junto das entidades regionais de Turismo em Portugal para ficar a par das últimas novidades. Desta vez, esteve à conversa com Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas da Região Autónoma dos Açores.
Este será o destino em destaque na BTL 2024, sendo esta “uma oportunidade de trabalhar uma mensagem cada vez mais focada na mitigação da sazonalidade e no convite à visitação das nossas nove ilhas”, começou por dizer a responsável, que garante estarem a ser ultimados os últimos pormenores do stand para o evento: “haverá muita animação, muitos momentos comunicacionais e várias ações de ativação da marca”, além de “indispensáveis oportunidades para degustar iguarias da nossa gastronomia”, acrescentou.
E é exatamente no ponto que os Açores é um destino para todo o ano que é mais importante incidir, pois, “atualmente, com a diversidade e qualidade que os Açores têm para oferecer, é impensável focar apenas no verão. Há produtos e atividades para vários segmentos de mercado nas várias épocas do ano, na natureza, na cultura, no bem-estar ou mesmo na gastronomia”, exemplificou Berta Cabral, alertando até para o facto das alterações climáticas esbaterem as diferenças entre as estações do ano.
“O maior desafio dos Açores enquanto destino turístico, na atualidade, é a gestão do sucesso e do crescimento”
Tendo sido um destino que recuperou rapidamente da pandemia, também tem superado de ano para ano os seus registos nos indicadores de desempenho. Posto isto, o desafio já não é só atrair mais visitantes, mas sim proceder à “melhoria contínua da qualificação do destino, a estruturação do produto, a mitigação da sazonalidade e a capacidade de dispersão dos fluxos turísticos por todas as ilhas e por todo o seu território”. A isto acresce a tentativa de aumentar a projeção internacional dos Açores, ao mesmo tempo que o setor enfrenta a falta de mão de obra, a inflação e as taxas de juro, “que certamente terão impactos no consumo, nas viagens, no lazer e no turismo”.
Neste sentido, foi lançado este ano o Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA), focado no desenvolvimento turístico no horizonte 2030, que será o caminho para o destino continuar a receber reconhecimento, como é o caso da atual certificação Nível III Prata “Destino Sustentável”, atribuída pela Earth Check, do qual se espera subir ao Nível Ouro já em 2024.
E a motivação passa igualmente pelo facto do crescimento turístico estar a chegar a todas as ilhas do arquipélago, criando valor e oportunidades de emprego e negócio: “costumamos dizer que os Açores são nove destinos numa só viagem e isso espelha bem a riqueza que temos para oferecer”, comentou a responsável.
“Há um crescente foco no consumidor final, sobretudo através da via digital, mas há também um trabalho muito intenso junto de promotores e operadores em mercados estratégicos e junto de grandes canais de distribuição, com campanhas de marketing e cobranding“
Todavia, devido à dimensão e à capacidade de alojamento e serviços, as ilhas de São Miguel e Terceira, seguidas de Faial e Pico, concentram maiores fluxos do que Flores, Corvo, Santa Maria e Graciosa. Mas mesmo estas ilhas “estão a conseguir atrair turistas pela oferta diferenciada que têm” e pelo trabalho mais particular feito junto de cada ilha: “um exemplo muito interessante é o trabalho que estamos a fazer no projeto Rotas Açores – Itinerários Paisagísticos e Culturais, através do qual, de modo temático, procuramos potenciar os melhores recursos, pessoas e parceiros de cada ilha. Temos as nove ilhas envolvidas em três rotas – da Baleação, das Vinhas e dos Vulcões – e já estamos a trabalhar em duas novas rotas – do turismo industrial e da expansão marítima”, rematou Berta Cabral.
Por Diana Fonseca