Depois de um verão “muito positivo”, com o Grupo SATA a atingir um número recorde de passageiros transportados, índice médio de ocupação acima dos níveis verificados pré-pandemia e receita consistentemente acima dos anos pré-pandemia, com a manutenção da tarifa média equilibrada, as expectativas para 2024 também são de crescimento. “Todas as rotas da Azores Airlines e da SATA Air Açores registaram níveis de procura muito elevados, significantemente acima dos níveis verificados em 2019 e 2022, incluindo as novas rotas (como é o caso da rota de Bilbau) e aquelas que sofreram aumentos mais significativos de oferta, o que nos permite encarar o futuro com confiança e grande otimismo”, sublinha Teresa Gonçalves, presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA. Entre maio e setembro, face a igual período de 2022, o grupo cresceu cerca de 22% em número de passageiros transportados, com a Azores Airlines a crescer 30%.
Com os ânimos “em alta”, o grupo tem já preparado o inverno IATA, com a Azores Airlines a apresentar um reforço da rota Ponta Delgada-Barcelona-Ponta Delgada, que de sazonal passa a ser operada todo o ano, com duas frequências semanais. As ligações internacionais aos Açores ganham mais uma frequência semanal Boston – Ponta Delgada – Boston, Toronto – Ponta Delgada – Toronto e Praia – Ponta Delgada – Praia, bem como mais duas frequências semanais na rota Nova Iorque – Ponta Delgada – Nova Iorque. “Vamos ligar a cidade do Porto a Nova Iorque, Boston e Toronto, com voos diretos e combinados com Ponta Delgada”, garante a gestora.
No mercado doméstico, também haverá um acréscimo, com as rotas Lisboa -Ponta Delgada – Lisboa, Lisboa – Terceira – Lisboa e Porto – Ponta Delgada -Porto a oferecerem mais duas frequências semanais, cada uma, e a rota Funchal – Ponta Delgada – Funchal, com mais uma frequência semanal.
Já na SATA Air Açores, responsável pelo tráfego inter-ilhas, há o reforço da oferta com duas frequências semanais Ponta Delgada -Santa Maria – Ponta Delgada e Ponta Delgada – Horta – Ponta Delgada, e com mais três frequências semanais Ponta Delgada – Pico – Ponta Delgada.
Teresa Gonçalves avança que se estima que as duas companhias do grupo transportem, no total, cerca de 637 mil passageiros durante os cinco meses do inverno, de novembro 2023 a março 2024, o que corresponde a um aumento face ao período homólogo, sendo “consistente com a estratégia do grupo de, gradualmente, ir atenuando a sazonalidade do turismo na Região Autónoma dos Açores”.
A responsável frisa que estes números estão alinhados com o crescimento consistente do Grupo SATA. Recorde-se que, em 2022, a Azores Airlines cresceu 14,5% no número de passageiros transportados face a 2019, um desempenho “muito acima da Europa (-26,4%) e do resto do mundo (-28,5%), de acordo com os dados da ICAO”, explica. Já em 2023, a simbólica marca de um milhão de passageiros foi atingida cerca de três meses antes de 2022 e da data prevista para este ano.
Teresa Gonçalves esclarece que a contribuir para este aumento esteve um “crescente esforço da companhia em oferecer mais destinos e em reforçar a sua capacidade face ao ano de 2022”. E, também, um conjunto concertado de iniciativas operacionais e comerciais, das quais se destacam o alargamento de acordos de interline virtual com parceiros aéreos que apresentam agora a oferta da Azores Airlines com destino aos Açores nas suas respetivas plataformas de reservas, uma maior disponibilidade de oferta online, através da presença em motores de busca de viagens globais e, ainda, ações de promoção, desenvolvidas ao longo de todo o ano, com operadores turísticos e agentes de viagens.
Para o próximo verão, estão já planeadas inúmeras novidades, nomeadamente a nível de ligações internacionais, sem escala, à partida do Porto e do Funchal: Porto – Toronto – Porto, Porto – Boston – Porto, Porto – Nova Iorque – Porto, Funchal – Toronto – Funchal e Funchal – Boston – Funchal, a partir de junho, que complementam os voos que já o grupo já oferecia entre o Funchal e Nova Iorque. Também o mercado doméstico será reforçado com duas frequências semanais entre as ligações diretas entre Ponta Delgada e Faro.
Atualmente com 15 aeronaves – oito na Azores Airlines e sete na SATA Air Açores – o Grupo aguarda, para a frota da Azores Airlines, a chegada de um A320neo até ao final de 2023, e de outro no segundo trimestre de 2024. Na SATA Air Açores, está a ser estudada a estratégia de substituição da frota mais antiga.
Por Inês Gromicho. Publicado na edição 345 da Ambitur.