A Universidade Lusíada dispõe de uma licenciatura em Gestão do Turismo que contempla um plano de estudos reformulado recentemente e alinhado com as mais modernas práticas nacionais e internacionais. Este alinhamento é evidente na sua preocupação em promover interações com o mercado e com o processo de internacionalização dos estudantes, quer a nível de outgoing quer de incoming.
Este ano letivo, a novidade é a possibilidade de os estudantes realizarem estágios curriculares no último semestre deste curso. De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa, Professor Doutor Álvaro Matias, o número de convénios assinados com importantes stakeholders do setor para a promoção destes estágios já é significativo. Mas a universidade já elegeu como prioridade aumentar estas parcerias nos próximos anos no sentido de aproximar a formação técnico-teórica ministrada às necessidades práticas do mercado de trabalho.
E, se é verdade que a procura para esta licenciatura se manteve constante este ano letivo, também é verdade que a novidade de introdução dos estágios curriculares no final do curso, bem como outras iniciativas, deverá levar a um incremento da procura nos próximos anos. Uma expectativa para a qual, a concretizar-se, a Universidade Lusíada garante estar preparada, e que é reforçada pelo forte crescimento do setor em percentagem do PIB nacional nos últimos anos.
O docente recorda que os seus alunos contam com diversos fatores propiciadores de mais-valias. Por um lado, um corpo docente altamente qualificado e um plano de estudos atualizado e alinhado com as necessidades do mercado. As aulas são lecionadas através de metodologias ativas de ensino, e há participação de stakeholders externos em aulas abertas, seminários e outras iniciativas em ambiente académico. Tudo isto com uma aposta na adequação dos meios pedagógicos e com um elevado nível de motivação e empenho dos estudantes.
No final da licenciatura, os alunos estarão em condições de conseguir compreender e analisar o funcionamento do mercado turístico e de aplicar os principais princípios teórico-práticos relacionados com a gestão estratégica de organizações do setor do Turismo, garante a Universidade Lusíada.
A instituição garante que o nível de empregabilidade dos seus estudantes é “muito favorável”. E assume ter a expectativa de que os recém-licenciados que entram diretamente no mercado de trabalho sem prosseguir estudos de 2º ciclo consigam rapidamente encontrar colocação em empresas e organizações deste setor e, com base no seu esforço, empenho e mérito, venham a ocupar progressivamente cargos de gestão nas principais empresas nacionais e internacionais de turismo.
Por Inês Gromicho, publicado na edição 346 da Ambitur.