A Ambitur.pt continua a reconhecer que a inovação é uma prioridade no setor do turismo e, por isso, abordou empresas que o NEST – Centro de Inovação do Turismo, apresentou recentemente, no âmbito da BTL, com o objetivo de dar a conhecer o que estas startups trazem de novo ao setor.
É o caso da PinkMyBike, empresa fundada por três amigos de infância em junho de 2022. João Sá, Pedro Sá e Francisco Gonçalves decidiram criar este projeto dois meses depois de uma grande viagem de mota de Norte a Sul de Portugal: “nessa viagem apercebemo-nos que as motas que levámos eram demasiado potentes e pesadas, o que nos fez repensar o atual modelo de moto-turismo. Concordámos que motas mais pequenas seriam mais inclusivas, relaxantes e divertidas”, explica um dos responsáveis.
Apaixonados por este meio de transporte, os diferentes perfis dos fundadores acabam por ser o “motor” da empresa. João Sá atua como o gerador de ideias, Pedro Sá fica responsável por toda a parte de backoffice e soluções informáticas, e Francisco Gonçalves é a ponte que estabelece contactos e interações com clientes e fornecedores.
Assim, a PinkMyBike dedica-se a tours de mota no distrito de Bragança e no Norte do país, procurando dar a conhecer o melhor que a região tem para oferecer, “com grande ênfase no turismo cultural e paisagístico”. “É isto que a PinkMyBike oferece: uma viagem enriquecedora e divertida”, frisa um dos responsáveis.
Esta experiência em duas rodas destina-se a grupos ou indivíduos que queiram “quebrar a rotina, passar momentos divertidos e que queiram conhecer autenticamente uma região”.
Atualmente, o maior público desta ideia são jovens que procuram férias com amigos longe dos grandes centros turísticos: “são normalmente pessoas com uma grande presença digital e que vêem nas nossas tours uma oportunidade de deixar os ecrãs e passar bons momentos na companhia de amigos. Pouco conhecem da região quando chegam, mas terminam sempre as tours com sorrisos e histórias engraçadas de interações com os transmontanos”.
Em dois anos de atividade, o “feedback é excelente” e tem resultado em repetição da experiência e em reservas vindas de recomendações de amigos que participaram em tours anteriores. Além disso, a população local tem igualmente aplaudido a ideia.
“A promoção e integração de agentes locais é um fator importante na sustentabilidade social da PinkMyBike”
Após um investimento inicial na aquisição de motas e na criação da identidade da empresa, o modelo de negócio a seguir continuará a ser de expansão a outras regiões do país. No entanto, num futuro próximo, “iremos investir e criar um produto inovador baseado em bicicletas elétricas”.
E o apoio de outras entidades tem sido importante para este desenvolvimento. Seja o apoio da Startup Nordeste, na qual a PinkMyBike ganhou um prémio, ou a integração como sócia da Brigantia Ecopark, que permite ter “um papel ativo em discussões sobre o futuro da região”. Entre isto, fica também o suporte do NEST, que, a partir do programa Turismo 4.0, permitiu à empresa “investir na digitalização de processos e reforçar a presença digital”.
Por Diana Fonseca