• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
14/12/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Delta introduz Wi-Fi rápido e gratuito na maioria das rotas transatlânticas

    75% da frota Delta Airlines já tem Wi-Fi rápido e gratuito

    Explora Journeys anuncia pré-estreia exclusiva no Explora III (com acesso aos bastidores)

    Explora Journeys e Hilton em parceria nas viagens marítimas de luxo

    Picos de Aventura: o arranque das operações na Terceira

    Picos de Aventura reconhecida como PME Excelência 2024 pela 1.ª vez

    Terra Nostra Garden hotel vence Prémio Travellers’ Choice do TripAdvisor

    33 hotéis portugueses integram guia de luxo da Condé Nast Johansens

    Air France abre rota direta entre Paris-CDG e Nova Iorque-Newark este inverno

    Air France com novo serviço para Londres-Gatwick e voos especiais para Cardiff

    Companhias aéreas do Grupo SATA  alcançam certificação IEnvA da IATA

    SATA está a cancelar voos decretados na greve geral por falta de informação meteorológica

    Star Alliance promove e-learning para agentes de viagens com direito a passatempo da TAP

    Star Alliance reconhecida como World’s Leading Airline Alliance nos “Óscares do Turismo”

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Greve geral está a afetar operação nos aeroportos portugueses: TAP realiza 63 voos dos 286 previstos

    Abertas vendas para o MSC World Atlantic que parte em novembro de 2027

    Abertas vendas para o MSC World Atlantic que parte em novembro de 2027

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    IATA: tráfego aéreo de passageiros aumentou cerca de 41% no 2.º trimestre do ano

    INE: aeroportos nacionais movimentam mais de 6 milhões de passageiros em outubro

    Airbnb lança tecnologia de deteção de reservas de alto risco em Portugal

    Airbnb saúda novo regulamento para alojamento local em Lisboa que permite às famílias continuarem a partilhar as suas casas

    Destino Nacional Convidado BTL 2025 (IV): “Acredito que todos os turistas quando regressam a casa levam o Alentejo e o Ribatejo no coração”

    Turismo do Alentejo aprova plano de marketing internacional para 2026

    eDreams ODIGEO: 87% dos portugueses já adota (ou quer adotar) a IA nas suas viagens

    eDreams: Hábitos dos viajantes portugueses passam por acordar cedo para aproveitar destino e visitar supermercados locais

    Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Um terço dos portugueses encontrou o amor numa viagem

    Barómetro IPDT: Níveis de confiança mantêm-se no 2º valor mais elevado de sempre no 4º trimestre

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Susana Rebelo?

    Quem é… Susana Rebelo?

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Rede Expressos aproxima Porto, Braga e Guimarães com viagens a 1,95€

    Rede Expressos liga Portugal à magia do Natal em Vigo por 19,5€ (ida e volta)

    Algarve terá novas rotas aéreas em 2024

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    Lisboa eleita Melhor Cidade Património Mundial pela primeira vez

    Lisboa eleita Melhor Destino MICE da Europa

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências

    Montras do comércio tradicional de Évora ganham vida já este sábado

    InterContinental Porto nomeado para Melhor Hotel de Cidade da Europa nos World Travel Awards

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Delta introduz Wi-Fi rápido e gratuito na maioria das rotas transatlânticas

    75% da frota Delta Airlines já tem Wi-Fi rápido e gratuito

    Explora Journeys anuncia pré-estreia exclusiva no Explora III (com acesso aos bastidores)

    Explora Journeys e Hilton em parceria nas viagens marítimas de luxo

    Picos de Aventura: o arranque das operações na Terceira

    Picos de Aventura reconhecida como PME Excelência 2024 pela 1.ª vez

    Terra Nostra Garden hotel vence Prémio Travellers’ Choice do TripAdvisor

    33 hotéis portugueses integram guia de luxo da Condé Nast Johansens

    Air France abre rota direta entre Paris-CDG e Nova Iorque-Newark este inverno

    Air France com novo serviço para Londres-Gatwick e voos especiais para Cardiff

    Companhias aéreas do Grupo SATA  alcançam certificação IEnvA da IATA

    SATA está a cancelar voos decretados na greve geral por falta de informação meteorológica

    Star Alliance promove e-learning para agentes de viagens com direito a passatempo da TAP

    Star Alliance reconhecida como World’s Leading Airline Alliance nos “Óscares do Turismo”

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Greve geral está a afetar operação nos aeroportos portugueses: TAP realiza 63 voos dos 286 previstos

    Abertas vendas para o MSC World Atlantic que parte em novembro de 2027

    Abertas vendas para o MSC World Atlantic que parte em novembro de 2027

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    IATA: tráfego aéreo de passageiros aumentou cerca de 41% no 2.º trimestre do ano

    INE: aeroportos nacionais movimentam mais de 6 milhões de passageiros em outubro

    Airbnb lança tecnologia de deteção de reservas de alto risco em Portugal

    Airbnb saúda novo regulamento para alojamento local em Lisboa que permite às famílias continuarem a partilhar as suas casas

    Destino Nacional Convidado BTL 2025 (IV): “Acredito que todos os turistas quando regressam a casa levam o Alentejo e o Ribatejo no coração”

    Turismo do Alentejo aprova plano de marketing internacional para 2026

    eDreams ODIGEO: 87% dos portugueses já adota (ou quer adotar) a IA nas suas viagens

    eDreams: Hábitos dos viajantes portugueses passam por acordar cedo para aproveitar destino e visitar supermercados locais

    Paris volta a ser destino preferido dos portugueses na época mais mágica do ano

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Actahotels: “Lisboa é um destino estratégico que reforça a nossa aposta em Portugal como mercado chave”

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Eurostat: Número de passageiros aéreos aumentou 8% em 2024

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Bootcamp dedicado à atração e retenção de talento no turismo já abriu inscrições

    Um terço dos portugueses encontrou o amor numa viagem

    Barómetro IPDT: Níveis de confiança mantêm-se no 2º valor mais elevado de sempre no 4º trimestre

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Susana Rebelo?

    Quem é… Susana Rebelo?

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    Miguel Dias integra Tourism Lab para acelerar caminho na Europa em serviços de Revenue Management

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Bruno Veiga?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Quem é… Santiago Jr.?

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia Karelle Lamouche como CEO para a Europa e Norte de África

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Rui Gonzaga?

    Quem é… Sónia Machado?

    Quem é… Sónia Machado?

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Aethos nomeia Katherine Godsmark como diretora de Pessoas e Cultura do grupo

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    Lituânia é o destino convidado dos XIII IWRT

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Rede Expressos aproxima Porto, Braga e Guimarães com viagens a 1,95€

    Rede Expressos liga Portugal à magia do Natal em Vigo por 19,5€ (ida e volta)

    Algarve terá novas rotas aéreas em 2024

    Algarve volta a ser reconhecido como melhor destino de praia do mundo

    Lusanova sugere cinco opções para viajar nesta Páscoa

    Madeira reconhecida mais uma vez como Melhor Destino Insular do Mundo

    Lisboa eleita Melhor Cidade Património Mundial pela primeira vez

    Lisboa eleita Melhor Destino MICE da Europa

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    ISA abre portas ao Lisbon Urban Wine Tourism

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    Pompeia: a cidade romana que “vive” pelas cinzas do Vesúvio

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências

    Montras do comércio tradicional de Évora ganham vida já este sábado

    InterContinental Porto nomeado para Melhor Hotel de Cidade da Europa nos World Travel Awards

    Brunch de Natal no InterContinental Porto regressa todos os fins-de-semana de dezembro

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Palácio da Pena apresenta percurso inédito com iluminação de Natal

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Arábia Saudita inaugura nova era de turismo com parques temáticos

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

Biosphere (II): “Na Biosphere, acreditamos que a certificação não é um ponto de chegada, é uma etapa de caminho contínuo”

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico.

05/09/2025
em Advisor, Destaque_Newsletter, Entrevistas, Home
Tempo de leitura: 8 minutos
Home Advisor Entrevistas
0
PARTILHAS
106
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

A CEO e cofundadora da Biosphere Portugal, Patrícia Araújo, esteve à conversa com a Ambitur e conta-nos de que forma a empresa que lidera procura fazer a diferença no setor turístico. Desde 2010 que a Biosphere Portugal ajuda a fazer do turismo um setor que respeita, educa e cuida, garante a empresária. Olhando para trás, admite que o maior desafio terá sido despertar nos players do setor uma verdadeira consciência sobre o valor estratégico da sustentabilidade. E assume que “cada passo dado está a semear algo maior, mas sobretudo melhor”. Leia agora a 2ª parte desta Grande Entrevista, que pode ser lida na íntegra na nossa edição 353.

Que critérios são utilizados para certificar destinos ou empresas como sustentáveis pela Biosphere?

Antes demais permita-me a correção: não há nem destinos nem empresas sustentáveis, há destinos e empresas que se certificam para comprovar para procuram ser mais sustentáveis, que se esforçam para terem um desempenho mais sustentável, a todos os níveis.

Utilizamos uma metodologia baseada nos 17 ODS, desdobrados em mais de 400 propostas de ação, adaptados a cada realidade. A certificação avalia áreas como governança, eficiência de recursos, impacto social, proteção ambiental, experiência do visitante e cadeia de valor. A personalização do plano de sustentabilidade é uma das nossas maiores mais-valias. A nossa proposta não é só para as grandes empresas, ou para aquelas que estão mais estruturadas, pode e é para centenas de pequenas empresas. Na sustentabilidade a relevância não é a dimensão, mas a visão e a vontade de a cada dia fazer melhor.

Na sustentabilidade a relevância não é a dimensão, mas a visão e a vontade de a cada dia fazer melhor.

Pode partilhar alguns exemplos concretos de impacto positivo gerado por projetos certificados pela Biosphere?

Seria injusto da minha parte destacar casos individuais, porque o verdadeiro impacto nasce, antes de mais, da visão de quem lidera os projetos – sejam eles destinos, empresas ou associações locais. A certificação Biosphere é uma ferramenta, um estímulo, um método e uma forma de atestar, acompanhar ou dar mais ambição a essa visão, mas não é, por si só, a responsável pela transformação.

O nosso papel é ajudar a estruturar essa ambição sustentável, a dar-lhe métricas, consistência e um caminho claro. E sim, temos visto projetos incríveis a acontecer. Os territórios que integram a comunidade Biosphere estão hoje seguramente a atrair fluxos turísticos mais conscientes, a implementar políticas e práticas de economia circular mais inteligentes, a reforçar a gestão ambiental e a criar novas formas de relação com as comunidades locais.

Mas há algo muito importante que é preciso dizer, e que muitas vezes é difícil de aceitar no ritmo da gestão acelerada que todos vivemos: o verdadeiro impacto da sustentabilidade demora. Há resultados que se podem medir num ano – como a redução do consumo de recursos, a diminuição de emissões ou o aumento da satisfação dos residentes e visitantes e que pode ser conjuntural – mas a transformação estrutural de um destino ou de uma empresa leva tempo. E é preciso dar-lhe esse tempo.

Os projetos que iniciaram este caminho há três ou quatro anos estão agora a começar a perceber o alcance das mudanças.

Os projetos que iniciaram este caminho há três ou quatro anos estão agora a começar a perceber o alcance das mudanças. A forma como se posicionam, como se organizam internamente, como são percebidos pelos seus públicos… tudo isso se transforma de forma profunda, mas progressiva.

Portanto, quando me perguntam pelos exemplos concretos de impacto, eu gosto de responder com honestidade: sim, há muitos sinais positivos, mas o impacto verdadeiro – aquele que muda a cultura organizacional, que consolida novas práticas e que gera legado – precisa de paciência, consistência e compromisso a longo prazo.

Qual é o processo que uma empresa ou destino turístico tem de seguir para obter a certificação Biosphere?

Primeiro, tem de ter vontade real. Depois confiar no processo, aceitar que terá as suas imperfeições e fazer-nos também acreditar que a Visão está lá. De seguida vem a parte mais simples, mais instrumental: começamos por estabelecer um acordo de compromisso, onde a empresa ou o Destino declara e reconhece as mais-valias do processo. Depois passamos ao diagnóstico inicial de sustentabilidade, seguido do plano de ação alinhado com os ODS, com a estratégia da empresa/Destino e suas prioridades e com metas concretas associadas. O processo é acompanhado com capacitação, partilha de ferramentas digitais e suporte técnico contínuo. Após a fase de implementação, é realizada a auditoria externa para atribuição da certificação. O espaço temporal entre o lançamento do processo e a auditoria é ditado pela empresa/Destino. Costumamos dizer que andamos ao ritmo dos nossos parceiros, esta é uma dança a dois, em que cada um tem de fazer a sua parte.

Como garantem que os compromissos assumidos pelas entidades certificadas são cumpridos a longo prazo?

Na Biosphere, acreditamos que a certificação não é um ponto de chegada, é uma etapa de caminho contínuo. Por isso, o nosso modelo de certificação não se baseia numa avaliação única, mas sim num ciclo de melhoria contínua. A certificação é anual e exige, todos os anos, que a entidade mostre progresso real face aos compromissos que assumiu.

Trabalhamos com uma combinação de indicadores quantitativos e qualitativos, sempre adaptados à realidade específica de cada empresa ou destino. Estes indicadores permitem-nos medir o que está a ser feito, onde estão os avanços e onde ainda há trabalho a desenvolver. E usamos uma plataforma digital que torna todo este processo mais transparente, mais organizado e acessível em tempo real – para nós, para a entidade certificada e para os seus stakeholders.

Mas mais do que fiscalização, o que promovemos é compromisso. Acreditamos que quem entra neste processo o faz por acreditar no valor estratégico da sustentabilidade. E o nosso trabalho é acompanhar, apoiar e desafiar – com confiança, parceria, trabalho conjunto, mas também com exigência. Porque sabemos que gerir com sustentabilidade exige escolhas difíceis, mudanças estruturais e, muitas vezes, sair da zona de conforto. Mas também sabemos, pela experiência de quem já está neste caminho há uma década e meia, que esse esforço compensa – na solidez do negócio, na reputação da marca e na relação com as comunidades e o território.

A certificação é anual e exige, todos os anos, que a entidade mostre progresso real face aos compromissos que assumiu.

Como é que a Biosphere se distingue de outras certificações ou selos de turismo sustentável?

A principal diferença da Biosphere está, sem dúvida, na forma como abordamos a sustentabilidade: com realismo, com progressividade e com profunda adaptação ao contexto de cada entidade – seja uma pequena empresa familiar ou um destino turístico com milhares de visitantes. A nossa metodologia assenta numa lógica evolutiva, onde cada passo é ajustado às capacidades e ambições de quem está do outro lado.

Sim, temos uma base tecnológica robusta, indicadores sólidos, e sim, cumprimos critérios internacionais exigentes. Mas o que realmente nos distingue – e quem trabalha connosco sabe isso – é a forma como nos relacionamos. Não somos apenas uma entidade certificadora. Somos um parceiro. Na Biosphere, fazemos questão de estar presentes, de acompanhar, de ouvir. Sabemos que nem sempre é fácil implementar mudanças estruturais ou mobilizar equipas em torno de uma nova cultura de gestão. Por isso, colocamos as pessoas no centro. Oferecemos apoio mesmo quando não está previsto no contrato, ajustamos abordagens quando as circunstâncias mudam, apresentamos alternativas e nunca deixamos uma pergunta sem resposta.

Valorizamos o rigor, mas valorizamos ainda mais o vínculo de confiança. E isso faz toda a diferença. Porque quem está a liderar um processo de transformação precisa de mais do que checklists – precisa de suporte, de empatia, de colaboração verdadeira e de estar presente nos bons momentos e nos menos positivos. Lembro-me que quando entrámos em confinamento na crise Covid 19, nessa semana começámos a lançar as primeiras orientações e guias de sustentabilidade sanitária, fizemos muitas dezenas de sessões on line nos primeiros meses, workshops informativos, sessões de capacitação sobre marketing responsável. E a verdade é que passado esse momento extremamente complicado, foram muitas as empresas que nos transmitiram que se sentiram altamente apoiadas e que seguindo as nossas recomendações conseguiram resultados nunca esperados num momento como o que vivíamos. E penso que é isso que a Biosphere representa, um parceiro de negócio com quem as empresas e destinos podem contar.

No fundo, o nosso propósito é ajudar os nossos parceiros a alcançar os seus – com exigência, mas também com profundo respeito pelo ecossistema humano e natural.

De que forma a Biosphere está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas?

Na Biosphere, os ODS não são apenas uma referência, são a estrutura base de todo o nosso modelo de certificação. Cada plano de sustentabilidade desenvolvido com empresas ou destinos é construído com metas concretas que convergem diretamente com as metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. E mais do que alinhamento, exigimos presença real: nenhum processo de certificação é validado sem que haja ações tangíveis em cada um dos ODS.

Este compromisso está presente desde o início. A Biosphere foi, de facto, o primeiro referencial de turismo sustentável a adotar formalmente os ODS como matriz de trabalho e a integrá-los de forma transversal nos seus critérios. Mas dizê-lo não é uma questão de protagonismo – é uma questão de responsabilidade. Sabemos que o setor do turismo tem um papel fundamental a desempenhar na concretização da Agenda 2030, e o nosso contributo é ajudar a operacionalizar essa ambição de forma prática, transparente e contínua.

Trabalham com governos ou organizações internacionais? Que tipo de parcerias consideram essenciais?

Sim, trabalhamos de forma próxima com municípios, entidades regionais de turismo, universidades e associações empresariais, tanto em Portugal como em contexto europeu e internacional. Acreditamos que a sustentabilidade só se torna real quando é feita em rede – por isso, as parcerias são para nós essenciais, sobretudo quando o objetivo é gerar mudanças em escala e com impacto duradouro.

Valorizamos parcerias com entidades públicas e privadas que partilhem a nossa visão e o nosso compromisso com resultados mensuráveis. Mas também trabalhamos, com igual dedicação, com organizações que ainda estão a dar os primeiros passos nesta área, desde que tenham abertura e vontade genuína de aprender e evoluir. Acreditamos que todos os parceiros, independentemente do ponto de partida, têm um papel relevante a desempenhar.

Geograficamente, temos uma presença mais forte no norte, centro, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo, mas colaboramos em todo o território nacional. A nível europeu, trabalhamos com parceiros na Finlândia, Dinamarca, Suécia, Grécia, Irlanda, Hungria, Croácia, Eslovénia e Espanha, em projetos de cooperação e capacitação para o turismo sustentável. Internacionalmente, mantemos relações de trabalho com entidades e projetos em Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Argentina e Canadá.

Para nós, uma parceria essencial é aquela que está disposta a construir soluções conjuntas, a medir impacto e a garantir que a sustentabilidade não fica apenas no discurso, mas passa para a prática, com resultados tangíveis e partilhados. É importante reconhecer que criar e cuidar destas parcerias dá muito trabalho. Exige compreensão mútua, respeito pelas diferenças culturais e de contexto, e uma grande capacidade de escuta. Mas o que temos aprendido é que, quando a colaboração é verdadeira, o resultado compensa sempre. Compensa pelo impacto que conseguimos gerar juntos, e compensa pelas relações humanas e profissionais e aprendizagens que vamos construindo ao longo do caminho.

Por Inês Gromicho

Leia também…

Biosphere (I): “A sustentabilidade no turismo é a arte de equilibrar interesses – e fazê-lo com responsabilidade e visão de longo prazo”

Tags: Biosphere PortugalPatrícia Araújosustentabilidadeturismo
Artigo anterior

Renato Matos junta-se à Airmet como Comercial para a Zona Sul

Próximo artigo

Joaquim de Sousa é o novo Cluster General Manager do Hilton Porto Gaia, Holiday Inn Porto Gaia e Gaia Residence

Artigos Relacionados

IATA: tráfego aéreo de passageiros aumentou cerca de 41% no 2.º trimestre do ano
Inquéritos/Estatísticas

INE: aeroportos nacionais movimentam mais de 6 milhões de passageiros em outubro

12 de Dezembro, 2025
40
Airbnb lança tecnologia de deteção de reservas de alto risco em Portugal
Política

Airbnb saúda novo regulamento para alojamento local em Lisboa que permite às famílias continuarem a partilhar as suas casas

12 de Dezembro, 2025
85
Destino Nacional Convidado BTL 2025 (IV): “Acredito que todos os turistas quando regressam a casa levam o Alentejo e o Ribatejo no coração”
Política

Turismo do Alentejo aprova plano de marketing internacional para 2026

11 de Dezembro, 2025
50
eDreams ODIGEO: 87% dos portugueses já adota (ou quer adotar) a IA nas suas viagens
Inquéritos/Estatísticas

eDreams: Hábitos dos viajantes portugueses passam por acordar cedo para aproveitar destino e visitar supermercados locais

11 de Dezembro, 2025
59
Próximo artigo
Joaquim de Sousa nomeado diretor geral do Holiday Inn Porto Gaia & Gaia Residence

Joaquim de Sousa é o novo Cluster General Manager do Hilton Porto Gaia, Holiday Inn Porto Gaia e Gaia Residence

Notícias Populares

  • Montras do comércio tradicional de Évora ganham vida já este sábado

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • 33 hotéis portugueses integram guia de luxo da Condé Nast Johansens

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Pestana Hotel Group assume compromisso de ter “operações hoteleiras mais eficientes e com menor impacto ambiental”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • The Yeatman: onde a tradição e a elegância se juntam para celebrar a época festiva

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • 51% dos portugueses reservaram a sua última estadia num hotel através de plataformas online

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Mais de metade dos portugueses quer construções sustentáveis
12 Dezembro 2025
Mais de metade dos portugueses quer construções sustentáveis
Renováveis garantem 74% da eletricidade produzida em Portugal em novembro
12 Dezembro 2025
Renováveis garantem 74% da eletricidade produzida em Portugal em novembro
Projeto pioneiro no Porto transforma reciclagem do vidro em impacto social
12 Dezembro 2025
Projeto pioneiro no Porto transforma reciclagem do vidro em impacto social
Agitação marítima suspende trabalhos nas praias de Almada até abril de 2026, confirma APA
12 Dezembro 2025
Agitação marítima suspende trabalhos nas praias de Almada até abril de 2026, confirma APA

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC