A Herdade da Malhadinha Nova – Relais & Châteaux anunciou a sua certificação como B Corp™, integrando uma comunidade global de mais de 10.000 empresas que estão a transformar a economia para beneficiar as pessoas e o planeta. A unidade de turismo de luxo, reforça assim, o seu compromisso com um modelo de negócio que alia hospitalidade, regeneração e impacto positivo.
A certificação é atribuída pela B Lab™, a organização sem fins lucrativos que lidera o movimento B Corp™, e verifica que a empresa cumpre critérios exigentes em toda a sua operação. Mais do que um reconhecimento pontual, a Certificação B Corp™ representa um compromisso de longo prazo com a criação de valor para todos os stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e planeta) e não apenas para os acionistas.
Num país onde o turismo representa uma quota significativa do PIB e é um dos principais motores económicos, este marco assume particular relevância. Portugal tem vindo a afirmar-se como destino sustentável e inovador, e a distinção da Herdade da Malhadinha Nova – Relais & Châteaux marca um momento estruturante: demonstra que é possível conjugar hospitalidade de excelência, valorização do território e standards verificados de impacto num setor particularmente exigente do ponto de vista ambiental e social.
Localizada em Albernoa, no coração do Baixo Alentejo, a Herdade da Malhadinha Nova desenvolve, há mais de duas décadas, um projeto integrado que cruza produção agrícola e vitivinícola, hotelaria de luxo e experiências enoturísticas. O modelo assenta numa lógica de regeneração do território, gestão responsável de recursos, produção própria, cadeias curtas de abastecimento e forte ligação à comunidade local. O que começou como um sonho familiar tornou‑se numa referência nacional.
“Na Malhadinha, a sustentabilidade faz parte do nosso compromisso com a excelência, sendo estrutural e transversal a todas as áreas desde a sua fundação. Esta certificação representa a validação de um percurso construído com visão de longo prazo, rigor e enorme resiliência. Mais do que um reconhecimento, é a consolidação de um modelo de negócio onde o impacto positivo e a excelência caminham lado a lado”, indica Rita Soares, CEO e fundadora da Herdade da Malhadinha Nova.




















































