O Fórum RAVT – XV Convenção Nacional vai realizar-se no próximo dia 19 de fevereiro de 2022, no Hotel Cristal Vieira Praia & SPA, e já confirmou a presença de 95% das agências de viagens, sendo que as restantes ainda estão a analisar a continuidade da sua atividade, segundo afirmou Maria José Silva, CEO da RAVT. O evento arranca às 14H30, com convenção reservada às agências associadas e, às 17H30, abrirá o Fórum RAVT, com diversos fornecedores, seguido de jantar de comemoração do 17º aniversário da RAVT. A responsável confirma que este será o último Fórum RAVT mas salienta que “não acabamos, não desistimos, adequamo-nos às circunstâncias globais e evoluímos”. Assim, a partir de 1 de março, a RAVT, e as associadas que o pretendam, irá integrar-se no grupo de agências de viagens independentes GEA que assegura ter “um modus operandi mais similar”. Contando atualmente com quatro atividades, a RAVT continuará integrada na GEA como agência de viagens especializada em nichos (Holistic & Wellness Tourism), mantendo as atividades de consultoria, investigação e formação em turismo, e encerrando a atividade de grupo de gestão. Maria José Silva afirma que ainda continuará em funções no setor mas “disponível para outros projetos interessantes e enriquecedores da atividade”.
Relativamente aquele que será o último evento da RAVT, entre os temas abordados destaque para a caracterização do setor nos anos de 2019 a 2021, um Raio X da Operação e da Distribuição Turística, uma apresentação da performance da rede e dos seus fornecedores. Em nota enviada à imprensa, a RAVT afirma ainda que serão apresentados os novos modelos comerciais, novas plataformas, informações de venda e de emissões. Às 16H50 haverá lugar para diversas apresentações dos principais sponsors do evento.
A RAVT chama a atenção ao mercado e parceiros que, perante o atual momento, e a necessidade de se criar “maior força no setor das agências de viagens, altamente fragilizadas”, é fundamental “repensar atuações, com eventuais parcerias, que possam aportar mais-valias a todos os intervenientes e ao setor”. Reconhecendo que o futuro é desafiante e que 2022 e 2023 são anos em que “o setor necessita de demonstrar vitalidade, força e poder negocial para permitir manter e melhorar contratações e serviços, amenizando perdas de rentabilidade e de estruturas, mantendo acesso a assessorias diversas que isoladamente são mais difíceis de obter, este é o momento de mudança e de união”.
A organização garante que o evento foi pensado de forma a cumprir todas as regras sanitárias e as medidas de prevenção exigidas.