• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
23/11/2025
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    • Xénios 2025
    Embarque no A330-900neo da TAP Air Portugal

    IAG formaliza interesse na privatização da TAP

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Ávoris renova a sua identidade visual

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    ANA recorre a apoio à retoma e reduz 20% do tempo de trabalho

    ANA reage a declarações da Ryanair e garante que “taxas aeroportuárias nos Açores são as mais baixas da rede”

    easyJet recebe 400º avião Airbus

    easyJet lança novas rotas a partir de Lisboa para o verão e prolonga as ligações a Cabo Verde

    TAP assume “uma forte ambição de contribuir ativamente para o futuro sustentável da aviação”

    Grupo Lufthansa formaliza interesse no processo de privatização da TAP

    Ryanair vai encerrar voos para os Açores a partir de março de 2026

    Autoridade do Turismo de Malta marca presença na BTL 2019

    Soltrópico anuncia Malta como novo destino para o verão de 2026

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    Nortravel lança voos diretos do Porto para Tirana

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

    Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa

    Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    INE: Dependência dos mercados externos atinge mínimos de três anos no terceiro trimestre de 2025

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    Siteminder: novo viajante está mais exigente, tecnológico e disposto a pagar por experiências e conforto

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Sommet e Tanmeya em parceria para impulsionar talento e ecossistema educativo em turismo, hotelaria e artes culinárias

    Lisboa e Porto perdem 5,5 milhões em março no Airbnb

    TUI Musement: Lisboa destaca-se no ranking dos melhores destinos para viagens a solo

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Geração RH
    • Inside Hospitality by Clan
    • Quem é Quem
    • Smart and Green Tourism
    • Volta à Imprensa
    Quem é… Ana Figueiredo?

    Quem é… Ana Figueiredo?

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Simão José Simão assume direção comercial do Real Hotels Group e direção de Operações das unidades de cinco estrelas

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Francisco Lorite García é o novo diretor do Altis Belém Hotel & Spa

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    Decorhotel 2025: Lisboa volta a ser o epicentro da inovação hoteleira

    ADHP organiza seminário sobre bem-estar na hotelaria na Decorhotel

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Mariana Rocha é reforço dos AP Hotels & Resorts na equipa comercial

    Quem é… Sofia Henriques?

    Quem é… Sofia Henriques?

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Lisbon Marriott nomeia Sílvia Ramos como nova diretora de Recursos Humanos

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    Conferência AHP & Heart by AHP realiza-se esta 5ª feira, na Decorhotel

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Sagres, a Fortaleza onde história e misticismo se encontram num espaço que guarda segredos seculares

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    Algarve: Tavira intensifica salvaguarda da Dieta Mediterrânica com projetos que unem tradição, sustentabilidade e inovação

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    World Tourism Film Awards estreia-se em Portugal com Guimarães como cidade anfitriã

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Algarve: A Tertúlia que leva os sabores regionais ao mundo

    Alentejo: Fitapreta, uma história de persistência, tradição e paixão pelo vinho

    Três adegas do Alentejo entre as 50 melhores do mundo segundo a revista Forbes

    ATA inicia 2024 com presença em vários eventos internacionais para promover o Algarve

    (Entrevista I) Algarve: “A sustentabilidade passou a ser uma exigência, passou a ser uma obrigação”

    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Museu do Tesouro Real prepara o Natal com joias e mistérios da família real

    Azoris Hotels & Leisure lança programação de Natal e Réveillon 2026 em três ilhas dos Açores

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Hyatt Regency Lisboa regressa com o “Bubbly Brunch” aos domingos

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Luzes Selvagens regressam ao Zoo Santo Inácio neste sábado

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Octant Évora celebra Halloween com casa assombrada e festa de máscaras

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    Hoti Hoteis prepara noite especial com jantares temáticos e DJ em Braga

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

“Os tempos são de mudança e de adaptação” (II)

18/02/2013
em Advisor, Entrevistas, Política
Tempo de leitura: 7 minutos
Home Advisor
0
PARTILHAS
19
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Fundamental para a balança de transacções, o turismo é, para Francisco Calheiros, “o grande exportador da nossa economia”, pelo que promete que não sai da CTP sem lhe darem a “devida atenção”. O presidente da Confederação do Turismo Português dá conta, em entrevista, que uma das principais preocupações do sector são os problemas que afectam os Casinos nacionais. A CTP fez chegar ao Ministro da Economia a sua preocupação sobre esta matéria e ofereceu-se para mediar esta questão. Sobre a TAP, Francisco Calheiros é peremptório: “Temos a nossa principal companhia aérea com lugares a menos e clientes a mais; a empresa necessita de mais equipamento e paz social”.

 

Continuam a discordar da nova Lei das Entidades Regionais do Turismo, que se encontra em discussão na Assembleia da República?

Esta nova lei quando nos foi proposta estava longe do que preconizávamos, houve um compromisso sobre ela, cedência de ambos os lados, acabando nós por aceitar um dos últimos documentos. Quando esta é aprovada em Conselho de Ministros deparámo-nos com três aspectos que não consensualizámos: a questão da promoção externa (que não está clara no documento), o menor envolvimento dos privados (por exemplo, ao nível do Conselho de Marketing este passou da emissão de parecer vinculativo a meramente consultivo sobre o plano de marketing), sendo a terceira questão a não contemplação das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto com autonomia. A diminuição de custos, no nosso entender, pode ser um objectivo que poderá não ser conseguido totalmente devido à duplicação de esforços que pode acontecer ao nível da área metropolitana de Lisboa e Porto.

A principal fonte da promoção turística, os casinos nacionais, mostrou publicamente que algo vai mal. A CTP acompanha este processo?

Estamos extremamente preocupados com a situação dos Casinos, porque 70 a 80% do valor da promoção turística tem as suas receitas como fonte nestas empresas. Há de facto um litígio grande entre a Associação Portuguesa dos Casinos e o Governo, no sentido de que tem a ver basicamente com os contratos em vigor da concessão do jogo, que foram assinados há alguns anos, em outro contexto. Por exemplo, não havia os casinos online que hoje nos entram no dia-a-dia sem quaisquer contrapartidas. Ou seja, alguma parte da sustentabilidade financeira pode estar em causa. Ainda esta semana fizemos chegar ao Ministro da Economia a grande preocupação que temos com esta matéria. Não queríamos que esta situação avançasse mais, pois poderá prejudicar todos. A Confederação ofereceu-se então para mediar esta questão. A Lei do Jogo é uma questão muito específica, sendo uma questão que envolve uma associação que faz parte da CTP desde a primeira hora, não é menos verdade também que é a principal fonte financeira da promoção, sendo transversal a todas as actividades económicas que fazem parte do turismo. Sim, este é um problema que nos preocupa bastante e estamos em “cima” dele.

Relativamente ao novo modelo de promoção externa, qual a vossa posição?

Temos em Portugal 10 milhões de pessoas que sabem e opinam sobre promoção, complicando-se esta temática um pouco mais. Não discuto se a promoção é feita em Espanha, França ou Inglaterra, se é em outdoor, televisão ou mídia. Parto do princípio que o Turismo de Portugal é suficientemente competente para ou directamente ou indirectamente através de outsorcing para saber o que se deve gastar e onde. Não tenho dúvida nenhuma sobre isso! A promoção é sempre olhada como um custo, mas não o é verdadeiramente. No nosso entender a promoção é de facto um investimento, desde que tenha retorno, e é isso que temos de provar. Neste panorama também cada vez faço menos a distinção entre o que é a parte pública e a parte privada. Ou seja, não se pode continuar também a assistir a um queixume permanente dos privados, sem que estes se cheguem à frente. O que temos de fazer é considerar a promoção como um investimento e mostrar o seu retorno. Nesta lógica tem de ser encarado o investimento feito nos últimos anos nas low cost, assim como em voos regulares, caso do recente voo para Dubai.

Admite que no próximo modelo de Promoção Externa a contribuição dos privados será maior?

Sim, os privados estarão dispostos a investir mais. Vamos trabalhar no novo modelo de promoção externa, que vigorará a partir do próximo ano, com a Secretaria de Estado do Turismo ao longo dos próximos meses. Temos algumas ideias claras, mas que não pretendo ainda adiantar.

Competitividade do turismo nacional

O que falta para sermos mais competitivos ao nível do turismo?

Quando falamos de turismo nunca nos podemos esquecer que estamos a disputar a primeira divisão ao nível mundial. Falamos em 10 milhões de turistas, num trabalho feito ao longo de anos, onde muita coisa foi bem feita. Chegados aqui, estamos a concorrer com os grandes países importadores de turistas. A nossa concorrência é Espanha, França, Itália, os melhores a nível mundial. Que outros sectores em Portugal estão a combater com este tipo de países? Não há muitos. Assim como temos vários grupos a internacionalizarem-se de uma maneira extremamente dinâmica, temos grupos hoteleiros portugueses no Brasil como uma relevância brutal. Estamos a falar de hotéis em Londres, Miami, caso do Grupo Pestana. O melhor resort do Brasil, Praia do Forte, é de um grupo português. Há uma visão dos nossos empresários que extravasa rapidamente Portugal. A nível de oferta e procura temos coisas por fazer. A nossa oferta hoteleira cresceu bastante pós Expo’98, não esquecendo que hoje sente-se mais, mas há três anos não se sentia desta forma. Temos que ir no sentido de saber o que o nosso turista quer. Cobrarmos o “value for money” é urgente, assim como também urge que os preços da hotelaria possam subir. Do lado da procura, muita coisa tem sido feita.

Como se pode trazer outra dinâmica ao Algarve?

No Algarve tem que se actuar em dois campos, através dos mercados tradicionais, que abarcam 80% dos nossos turistas, onde temos de ser extraordinariamente assertivos. Por exemplo, no mercado alemão, que não está em crise, e que nos conhece lindamente, atingimos apenas 1% da população que viaja. Defendo que se deva, ao nível dos nossos destinos tradicionais, apesar do contexto, investir bastante em Espanha. Porque Portugal é sempre um destino de oportunidade para os espanhóis, pela distância. Por exemplo, em vez de irem para a Republica Dominicana ou México, podemos apelar que venham ao Algarve. Em segundo lugar devemos estar atentos aos mercados emergentes, como aconteceu com a Emirates, com a ligação Dubai-Lisboa. Na questão da procura, o Algarve passou por vários tipos de situação, de carreiras regulares para charter, daí para low cost. Aparentemente o que terá acontecido nos últimos dois a três anos é que houve uma primazia na aposta às low cost em detrimento de todas as outras. Por aquilo que constatamos algumas deixaram as suas ligações. Tenho a tese de que todas são importantes. Quero low cost, mas o regresso dos charters e dos operadores tradicionais e voos regulares, a começar pela TAP, que não voa para Faro. Não esqueçamos que qualquer empresário do Algarve refere como primeira preocupação o transporte aéreo. Este até para a imobiliária turística é vital.

As dificuldades das empresas nacionais no sector turístico terão batido no fundo?

Temos dificuldades em 90% das empresas portuguesas. Tenho a certeza de que ninguém sabe o que vai acontecer em 2013 e 1014. Nos próximos anos a retracção actual irá manter-se, porque se estava a usar dinheiro virtual, que não existia, era crédito concedido sem referências, por outro lado o turismo depende dos mercados externos, assim como o nosso país por ser periférico.

Como encaram os parceiros sociais e económicos, assim como o Governo, o turismo nos vários dossiers tratados?

A CTP sente que tem um peso idêntico ao valor da actividade para o país? O turismo é o grande exportador da nossa economia, fundamental para a balança de transacções e não é deslocalizável. Não sei se há ciúmes da actividade, não saio da CTP sem descobrir o motivo pelo qual não lhe é dada a devida atenção. Esta é uma actividade nobre, altamente rentável para o país, contribuidora de grandes entradas de divida, agora porque não se lhe reconhece a importância devida? Não sei, apesar de ter as minhas desconfianças.

A baixa da carga fiscal continuará uma das vossas prioridades?

No geral iremos pautar pela descida dos impostos, no particular do turismo claro que não abandonamos a nossa luta do IVA, seja na restauração como no golfe. Se no primeiro caso está à vista de todos o que está a acontecer, no golfe a situação também é questionável. O golfe no Algarve tem 95% das voltas feitas por estrangeiros, sendo assim, quem o paga são os turistas, que têm possibilidade de escolha. Estes podem jogar golfe em Espanha, em Portugal ou na Turquia, com uma taxa de IVA neste país de 0. Sendo assim, se este deixa de vir, também pagará 0, mas não deixará outro tipo de receita. Os portugueses que jogam, pagam 23%, e continuarão a jogar, porque não vão para a Turquia jogar uma vez. Mas estamos a falar de 5% do universo das voltas realizadas no Algarve. Ir para a Turquia com o IVA do golfe a 0%, equivale a vir jogar a Portugal, mas sem o preço do avião. É disto que estamos a falar. O aumento feito terá um maior impacto este ano, pois a percepção do aumento ainda não é total para os turistas, independentemente de a qualidade do produto ser melhor em Portugal. O golfista gosta de jogar todos os dias, duas vezes por dia, a pagar 23%, façam as contas. Em sete dias, falamos de um IVA cobrado de 700 euros, o equivalente ao hotel e avião na época baixa.

O Código do Turismo é no vosso entender uma boa notícia?

Esta é uma ideia antiga. Não sou partidário de cristalizar a legislação em códigos. Os tempos são de mudança e de adaptação às novas realidades, a própria legislação tem que acompanhar estes tempos. Pode haver uma vantagem numa reorganização da legislação, numa articulação entre as várias realidades do turismo, e pode chamar-se a isso um código. Tentar cristalizar não me parece vantajoso, a menos que sejam meros princípios, como foi feito com a Lei de Bases do Turismo, no anterior Governo, que diga-se em abono da verdade não obteve grande impacto.

Publicada na edição nº 256 da Ambitur, apresentamos aqui a segunda parte da entrevista.

(A entrevista foi realizada em meados de Janeiro, antes da substituição do executivo na Secretaria de Estado do Turismo.)

Tags: ConfederaçãoCTPFrancisco CalheirosPortuguêsturismo
Artigo anterior

“Os tempos são de mudança e de adaptação” (I)

Próximo artigo

Conferência Internacional de Turismo realiza-se amanhã

Artigos Relacionados

Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Formação

Resorts de luxo norte-americanos recrutam na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

21 de Novembro, 2025
62
Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”
Política

Novo plano de ação para 2026 quer colocar o Ribatejo como “o próximo destino turístico de Portugal”

21 de Novembro, 2025
83
Funchal aposta na comunicação para ser o principal destino insular da Europa
Associativismo

Novo regime de rent-a-car: ARAC preocupada com impactos na mobilidade, turismo e economia da Madeira

21 de Novembro, 2025
72
Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais
Associativismo

Associação Turismo de Lisboa elege novos corpos sociais

20 de Novembro, 2025
116
Próximo artigo

Conferência Internacional de Turismo realiza-se amanhã

Notícias Populares

  • Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    Arrow Global cria nova empresa para maximizar potencial do seu portefólio imobiliário

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Opinião: “As experiências estão a guiar o processo de tomada de decisão sobre as férias”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Quem é… Ana Figueiredo?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Farol Hotel tem novo general manager

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Opinião: “Digitalização no turismo e na hotelaria: inovação que acrescenta valor”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Noticias byAmbiente Magazine

Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
21 Novembro 2025
Polinizadores garantem mais de 2 mil milhões de euros anuais à agricultura portuguesa
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
21 Novembro 2025
ENEG 2025: PENSAARP 2030 é “um plano que já está a falhar”
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
21 Novembro 2025
Bairro Alto recebe sistema municipal de copos reutilizáveis
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem
21 Novembro 2025
Sistema de PVC corrugado Sanecor®: A solução mais eficiente para os problemas atuais das redes de saneamento e drenagem

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destino do mês
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2025 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC