Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil alcançou o 1.º lugar no ranking Latin America Country Brand Report 2015, uma classificação que mede a perceção da população de outras regiões do mundo em relação a 21 nações latino-americanas e analisa a força das marcas desses países. A Marca Brasil foi uma vez mais considerada a mais valiosa na região, seguida pela Argentina, México, Chile e Peru. A pesquisa teve como base um universo de dois mil entrevistados de 15 nacionalidades, com idades entre os 21 e os 65 anos.
Os pontos fortes do Brasil, destacados pela população inquirida, são o património e a cultura (80%), o turismo (76%), o made in (produtos manufaturados, 65%) e a atitude para negócios (63%). Já Cuba foi a revelação do ano, tendo subido quatro posições desde o ano passado e alcançado o 8.º lugar. O México, por seu lado, subiu três lugares. Do lado dos entrevistados, os indianos foram os que revelaram uma opinião mais favorável em relação à América Latina.
Para o presidente do Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), Vinícius Lummertz, o resultado desta pesquisa reflete a gestão proativa conduzida pela entidade com a Marca Brasil e o esforço contínuo para promover o país nos mercados internacionais: “Sabemos que a perceção de um país influencia diretamente as decisões dos turistas para a escolha dos países para visitar, viver ou investir. O Brasil deve utilizar esta vantagem para ganhar competitividade”.
Como forma de divulgar a força da imagem nacional perante os turistas estrangeiros, Lummertz reforça como benchmark a mudança que os Estados Unidos fizeram, ainda nesta década, com a criação do Brand USA, quando começaram a tratar o turismo como uma marca global: “Os pilares que procuramos neste momento para o Brasil são a criação de um posicionamento de marketing inovador, a criação de valor a partir do turismo e a construção e manutenção da confiança no país”.
Marca Brasil
Criada a partir dos resultados apontados pelo Plano Aquarela, o documento que orienta as ações de promoção turística do país no exterior, a Marca Brasil representa a imagem do Turismo do Brasil e das suas principais qualidades de exportação. Para além disso, a marca traduz a imagem que os turistas internacionais têm do país: multicolorida, refletindo aspetos como a alegria, a sinuosidade, a luminosidade e a modernidade.