Na 30ª edição da ibtm world, que decorre até amanhã em Barcelona, Portugal marca mais uma vez presença naquela que é uma das principais feiras de turismo internacional dedicada ao turismo de negócios. Em declarações ao Ambitur.pt, Joaquim Pires, Meetings and Incentives Market Manager do Turismo de Portugal, adiantou que até ao momento já foram sinalizados cerca de 60 eventos para o ano de 2018 em Portugal.
Destes 60 eventos, Joaquim Pires realça que a sua maioria se irá realizar em Lisboa, ainda que se observe uma tendência crescente para que estes eventos se dispersem por outras zonas do país.
Em relação à importância deste segmento no mercado nacional, o responsável destaca o papel do tecido empresarial português, que tem sido capaz de “demonstrar que Portugal é uma boa opção quando se pensa na realização deste tipo de eventos”. “É um fator diferenciador do nosso destino. Uma forma que as empresas portuguesas encontraram para que pudessem ter oportunidade de demonstrar a sua capacidade competitiva em relação a outros destinos internacionais” sublinha.
Por outro lado, Joaquim Pires realça o papel do Turismo de Portugal e da plataforma online meetingsinportugal.com, que funciona como complemento de informação a este nível sobre a oferta de Portugal.
Além disso, destaca o programa M&I Portugal, que funciona como programa de captação de eventos para o mercado nacional.
Em relação à edição deste ano da ibtm, o responsável pelo stand de Portugal sublinha a participação e o empenho dos empresários nacionais, que este ano atingiram “pelo menos o dobro das reuniões que tiveram no ano passado”. No total, no stand Visit Portugal, estão presentes 56 empresas, seis Convention Bureaus e ainda quatro startups no espaço do Turismo 4.0.