A Airbnb revelou que em Portugal as viagens em família aumentaram 40% depois da pandemia, sendo que o preço e o espaço são apontados como fatores cruciais para procurar alojamento na plataforma.
Em 2022, Lisboa foi um dos 15 principais destinos mundiais para as viagens em família e os portugueses que decidem viajar assim com a Airbnb escolhem principalmente destinos domésticos e urbanos, como a capital, Porto ou Albufeira. Nas categorias solicitadas para viajar em família em Portugal, as preferências vão para proximidade a praia, inclusão de piscina e local de surf.
Os destinos mais acessíveis em Portugal podem muitas vezes ser encontrados em locais menos movimentados, como nos Açores ou na Madeira, mas também Lagos, Cascais, Odemira e Sines.
Globalmente, as viagens em família aumentaram 60% em 2022, em comparação a 2019, com mais de 15 milhões de reservas em quase 90 mil destinos.
Pelo menos 30% dos alojamentos na Airbnb contam com três ou mais quartos e mais de um milhão inclui berços para crianças pequenas. 90% dos alojamentos têm cozinha e mais de cinco milhões de animais de estimação puderam viajar com os donos pela Aibnb em 2022.
No ano passado foi o inverno foi mais acessível para reservar alojamento, com os meses de outubro, novembro e dezembro a rondar em média os 45 euros por pessoa por cada noite.
À medida que o custo de vida continua a aumentar, a popularidade das viagens em família cria oportunidades de rendimento significativas para aqueles que consideram tornar-se anfritriões na Airbnb. De facto, durante o ano passado, em Portugal, o típico anfitrião que acolheu famílias ganhou cerca de 2.400 euros.























































