Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, esteve na passada sexta-feira, dia 5 de fevereiro, no winebinar promovido pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal dedicado ao tema “O poder das marcas regionais”. Consciente de que 2019 foi o melhor ano de sempre no turismo nacional e que o setor vive agora “dias difíceis”, o responsável mostra-se otimista: “O que mais confiança nos dá relativamente à luz ao fundo do túnel é o facto de termos uma marca forte, que se impôs em todo o mundo enquanto destino turístico, juntamente com as sete marcas regionais”. Adiantou, aliás, que muito em breve o Turismo de Portugal apresentará qual a perceção que os principais mercados emissores de turistas para Portugal têm do nosso país, “e devo dizer que é motivo de orgulho, mas principalmente de grande responsabilidade, porque muitos desses atributos relativamente à marca Portugal estão associados à questão das soft skills e das pessoas, consequência direta do nosso trabalho enquanto setor turístico”.
A confiança no futuro parte de três elementos que Luís Araújo considera essenciais para a construção e uma marca no futuro, elementos que “nos dão confiança quanto ao que será a retoma que esperamos seja muito mais breve do que todos pensamos, e acreditamos que os sinais são positivos”.
Para o presidente do Turismo de Portugal, o primeiro elemento fulcral é a autenticidade, a forma como esta se mantém e se propaga, sendo que aqui o melhor aliado em termos de comunicação será o digital pois pode levar a imagem de Portugal muito mais longe. Em segundo lugar, o responsável aponta a sustentabilidade, no sentido do país servir de exemplo e de liderar aqui também o turismo do futuro. Por fim, Luís Araújo sublinha que o terceiro elemento desta fórmula são as pessoas, “como promovemos e estruturamos uma marca associando-a às pessoas. Esse sim é o grande trunfo do nosso país. A força da marca Portugal e das marcas regionais está muito ancorada naquilo que são as pessoas, na autenticidade, na simpatia e na forma como prestamos experiências a quem nos visita”.






















































