A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. Maria Manuel Silva, fundadora do Casas da Lapa, Nature & Spa Hotel, conversa connosco .
Qual o significado de receber o selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
Significa que empresa está comprometida com o processo de incorporação dos indicadores Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), os quais estão em linha com o nosso conceito de sustentabilidade. A incorporação de forma sistemática de suas práticas ambientais, sociais e de governança a que o selo obriga foi para nós uma forma de sistematizar processos que na verdade já vinhamos implementando. É claro que a obtenção deste selo dá-nos visibilidade e reconhecimento.
Qual é a principal atividade da empresa?
É a gestão de serviço de hospedagem em duas unidades de Turismo em Espaço Rural, as Casas da Lapa, Nature & Spa Hotel e as Casas do Soito.
Quando foi fundada e por quem?
Foi fundada em 2004, pelos sócios Nuno Bravo e Maria Manuel Silva
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
A empresa Soito da Lapa gere a unidade de Turismo em Espaço Rural Casas da Lapa, Nature & Spa Hotel, classificada como Hotel Rural de cinco estrelas, sendo a única unidade hoteleira de cinco estrelas dentro de uma aldeia serrana e no concelho de Seia.
Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?
A adesão decorreu no processo normal de melhoria contínua da empresa. Na verdade, os valores ambientais, socias e governança propostos no programa já estavam incorporados na empresa.
Qual foi o benefício do Programa?
Os benefícios de operar de acordo com os valores da sustentabilidade são muito abrangestes e transversais. Podemos resumir a: desenvolver toda a operação com responsabilidade e ética face ao património natural e face à sociedade, contribuindo para a preservação da Natureza e para a manutenção de um tecido social coeso; aumentar a atratividade para financiamentos sustentáveis, que se adequam a empresas que atendam a critérios ESG; melhorar as relações com fornecedores, funcionários, clientes e comunidade; reduzir custos a longo prazo, resultantes de práticas mais eficientes e sustentáveis.
Em resumo, este Programa ajuda as empresas a se alinharem com os valores e preocupações crescentes da sociedade, reduzindo impactos negativos do turismo no ambiente e potenciando as boas práticas e desse modo, influenciando positivamente clientes, fornecedores e a comunidade no sentido de adotarem práticas sustentáveis.
Qual é o principal compromisso da empresa, tendo em conta este programa?
Redução do consumo de energia; Utilização de fontes de energia renováveis; Gestão de resíduos; Certificações e selos de sustentabilidade; Sensibilização dos colaboradores e clientes; Colaboração com a comunidade local; Investimento em novas tecnologias.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?
A pandemia afetou de forma significativa o progresso da empresa. O longo processo de obra de requalificação da unidade hoteleira terminou em março de 2020, coincidindo com o primeiro confinamento sanitário, o que atrasou a abertura em cerca de quatro meses. Os resultados dos primeiros dois anos após abertura foram naturalmente afetados pela crise pandémica.
Como está a ser a recuperação?
O ano 2022 foi primeiro ano de resultados “normais”, sendo que em 2023 a empresa regista um crescimento de faturação de cerca de 20%.
Que projetos/novidades estão em marcha?
Nesta fase estamos num processo de ampliação de quartos e conversão em suites, novos espaços exteriores e novos espaços comuns.
Por Diana Fonseca