A cadeia actahotels, que até à data estava focada em unidades hoteleiras urbanas localizadas em Barcelona, Madrid, Porto e Andorra, acaba de dar início a uma nova fase do seu plano de expansão para crescer em Espanha e outros destinos. A prioridade é a gestão de propriedades, incorporando hotéis que queiram otimizar os seus resultados e rentabilidade a curto prazo graças a um modelo de gestão proativa e inteligente, mas mantendo a sua própria personalidade.
A actahotels, que terminou 2024 com uma faturação superior a 35 milhões de euros e superou os cinco milhões de euros de lucro, prevê assim inaugurar, este verão, o primeiro hotel em Lisboa, que contará com 200 quartos. Além de reforçar a presença em Portugal, a empresa aponta como destinos prioritários para o seu crescimento na Península Ibérica cidades como Sevilha, Málaga, Granada, San Sebastián, Bilbau, a zona do Levante, Baleares e Canárias, pretendendo ainda entrar em França e Itália.
Com 16 anos de experiência e 23 hotéis em carteira, o grupo é especializado na gestão operacional e comercialização de estabelecimentos turísticos de diferentes categorias, desde hotéis urbanos a apartamentos turístico. José María Camí, presidente da actahotels, refere que “oferecemos uma gestão hoteleira à medida e rentável para hotéis independentes e, graças à nossa experiência em gestão e comercialização, conseguimos um aumento médio de 11% dos resultados no primeiro ano”.
A fórmula mais utilizada até agora é o arrendamento de ativos hoteleiros, assumindo a exploração e o risco da gestão hoteleira do imóvel e convertendo estes ativos em geradores de rendimentos estáveis para os proprietários. Para crescer por esta via, procura hotéis urbanos bem localizados para fechar acordos de arrendamento a médio ou longo prazo, se necessário participando da sua reabilitação, reposicionando-os e comercializando-os para obter uma maior rentabilidade.
Com a abertura do primeiro hotel em Lisboa e as próximas incorporações no portfólio, a cadeia fixou como meta gerir pelo menos dois mil quartos e 26 unidades em 2026, adicionando novas cidades como destinos da marca.






















































